TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Advogado obtém antecipação de tutela para devolver Voyage problemático
   
     
 


10/04/2009

Advogado obtém antecipação de tutela para devolver Voyage problemático
Rafael Latorre Lorbitzki obteve liminar pedida em ação contra concessionária Panambra Sul e Volkswagen do Brasil

O advogado porto-alegrense Rafael Latorre Lorbitzki obteve liminar em antecipação de tutela pedida em ação contra a concessionária Panambra Sul e a Volkswagen do Brasil, por causa de reiterados defeitos em um automóvel VW Voyage novo, com poucos dias de uso.

Na decisão, com base na prova documental, o juiz Sylvio José Costa da Silva Tavares, da 1ª Vara Cível de Porto Alegre, reconhece que "o automóvel não reúne as condições técnicas necessárias de trafegabilidade".

Num minucioso relato, comprovado por ampla prova documental, o advogado-consumidor revela que "o novo Voyage 1.0 apresenta reiterados vazamento de óleo, interrupção automática do motor em circunstâncias normais de trânsito, ar condicionado que desliga sozinho e não refrigera, direção torta, problemas nos freios e fumaça preta que vem do motor".

O carro novo foi adquirido em fevereiro deste ano, ao preço de R$ 33 mil. A partir de ínfimos 22 quilômetros rodados, já no primeiro dia de uso o veículo passou a apresentar uma série de problemas, que motivaram diversas idas-e-vindas à Panambra. Segundo a petição inicial, até um representante da revendedora teria admitido, em ironia, que "esse carro veio, mesmo, premiado".

A decisão liminar determinou que a Panambra providenciasse, em 24 horas,  na entrega de "outro automóvel em condições enquanto perdurar a ação, sob pena de multa diária que fixo em R$ 500,00 ficando a parte autora proibida de circular com o automóvel referido na inicial desde logo, recolhendo-se o carro a depósito judicial, cujas despesas devem ser suportadas pela parte ré".

O Voyage novo já foi recolhido e a Panambra - cumprindo a liminar - disponibilizou um Gol locado ao consumidor. Este encaminhou novo pedido ao juiz da causa, requerendo seja determinado que a empresa forneça outro veículo, da mesma marca e modelo do que foi adquriido.  Este requerimento ainda não tem decisão judicial.

Está em curso prazo para que as duas rés contestem a ação. Os pedidos de procedência envolvem "a confirmação da antecipação de tutela e a substituição definitiva do carro por um novo com as mesmas características, condenando as rés solidariamente ao pagamento de reparação por danos morais que sofreu o autor na condução de um veículo que colocou em risco a sua vida".

O autor da ação atua em causa própria. (Proc. nº 10900844322).

 

O RELATO DO ADVOGADO AUTOR DA AÇÃO

1. O autor comprou o carro com película nos vidros e com frisos laterais, bem como, colocou máscara cromada na frente do veículo por sua conta e instalou rádio tudo na concessionária Panambra Sul S.A.

2. O carro comprado está no nome da primeira autora Nara Cota Latorre de Souza que é mãe do autor Rafael Latorre Lorbitzki seu filho único o qual retirou o veículo e o usa já que sua mãe não dirige e sim o seu filho Rafael que precisa do carro para trabalhar, pois é advogado sendo possuidor de inúmeros problemas de saúde e precisa do veículo para se locomover.

3. O carro apenas ficou no nome de sua mãe, mas quem o usa é o autor que frequentemente leva sua mãe aos lugares que precisa ir.

4. Tudo começou quando o autor Rafael Latorre Lorbitzki retirou o carro na concessionária Panambra Sul S.A sendo atendido pelo vendedor Sr. Adair. O autor feliz com a nova aquisição de seu novo Voyage 1.0 “zero km” ano 2009/2009 com placa IPN 5375 de Porto Alegre ao sair com o veículo da concessionária com cerca de 21 KM rodados começou a notar problemas.

5. Após ligar o ar condicionado do carro em plena Av Azenha onde fica ali mesmo a concessionária da ré o carro começou a trepidar de forma estranha sendo que o ar condicionado se desligava e ligava sozinho com o carro em ponto morto observando-se um barulho de relé que vinha do painel.

O ar condicionado do carro simplesmente não gelava e ficava no liga-desliga constantemente com o carro em ponto morto saindo inclusive ar quente dos tubos de saída do ar do carro.

6. Verificando este problema o autor Rafael Latorre Lorbitzki resolveu andar um pouco mais com o carro indo até o Shopping Iguatemi para ver realmente se o problema se mantinha e para a sua surpresa o carro se apagou sozinho em plena Av ao lado do Iguatemi isso tudo com o carro cerca de 29 Km rodados. O autor não obteve neste momento do desligamento do carro automático nenhuma situação de perigo, pois não havia muito movimento nesta hora naquela avenida e pensou que poderia ser problema de ainda não ter colocado álcool no veículo, pois a recomendação da concessionária era de encher o tanque primeiramente com álcool e já que o carro vinha somente com álcool para se abastecer.

7. Pois bem, então resolveu aproveitar e abastecer o veículo enchendo o tanque de álcool como lhe foi recomendado já que o carro é total flex.

8. Resolveu o autor, após encher o tanque com álcool ir até a “Praça da Encol” andar de carro e depois voltar para a sua casa definitivamente que fica na Rua São Mateus perto da PUCRS.

9. Enquanto se direcionava até a “Praça da Encol” o problema do ar condicionado continuava ligando e desligando sozinho com o carro em ponto morto dando barulhos no painel de “clicks” e o RPM do veículo oscilando entre 1.200 RPM até 1.400 RPM mesmo sem apertar no pedal do acelerador e do nada resolveu abaixar até 500 RPM dando barulho forte no motor perdendo significativa potência em segunda marcha como se fosse “pipocando” “travando” “falhando” o seu andamento normal simplesmente teve que desligar o ar condicionado e abrir as janelas, mas não aconteceu do carro se desligar mais sozinho com cerca de 34 Km rodados.

10 . Indignado com o acontecimento no dia seguinte da compra do carro voltou na concessionária Panambra Sul S.A por volta das 8:00 hrs da manhã que era o horário em que abria,  já que o autor é advogado e trabalha como empregado num escritório localizado na Coronel André Belo entrando às 9:00h da manhã.

11. O vendedor ADAIR mostrou-se surpreendido e disse: “Não cara não pode ser o carro é novo deixa ele ai para que possamos analisá-lo”

12. Pois bem, após cerca de 3 horas e em seu serviço o autor Rafael Latorre Lorbitzki recebe a ligação do vendedor SR. Adair dizendo que passaram o SCANNER e nada foi detectado de anormal no carro salientando que o autor precisava ir até a concessionária para dar uma volta com o SR. ADAIR para que o mesmo não passasse por mentiroso na oficina da concessionária.

13. O autor então resolveu ir até a concessionária tendo que largar o seu serviço pedindo liberação ao seu patrão que o liberou sem problemas, mas os serviços do escritório estavam atrasados com pessoas ligando para o autor a todo instante até que o mesmo teve que desligar o celular, pois senão não iria dar a tal volta com o carro na presença do vendedor Adair.

14. Neste instante observa-se que a concessionária já começou a fazer pouco caso com o problema colocando em “xeque” o que o autor falava sobre os problemas do carro.

15. Andou com o carro junto com o vendedor Sr. Adair e para a surpresa o vendedor Adair disse: “é agora eu vi o problema acontecer o ar condicionado se desliga sozinho mesmo em ponto morto e não resfria direito não bah cara eu não tinha visto isso antes”.

Após retornar na concessionária o autor novamente deixou o carro para que o problema fosse resolvido.

16. Voltou o autor na concessionária por volta das 18h e 30 min para pegar novamente o carro já que sai de seu serviço às 18h e a Concessionária Panambra é perto de onde trabalha. Falaram que o problema foi resolvido e que o Sr. Fernando que é chefe da oficina disse que trocou uma peça chamada de termostato e deu mais gás no ar condicionado dizendo que o problema da falta de potência também foi resolvido. E para a surpresa do autor a concessionária zerou a km do carro sendo que dos cerca de 42 km rodados passou a ter 0km novamente!!! Disse um outro funcionário da ré que se chama Sr. Alves que foi feita uma recalibração no motor, pois o carro veio sem o recall de freio da fábrica.

17. Isso nem o autor sabia, pois após chegar em casa viu que realmente a Volkswagen através de seu site chamou os carros Novo Gol, Fox e Novo Voyage para um recall que recalibrava a unidade do motor, pois o freio ficava duro.

A partir daí ficou pensando o autor: mas como entregaram o carro sem o recall??????

Erro ou não da concessionária de fazer o recall este foi dito e salientado pelo Sr. Alves que também é um dos responsáveis pela oficina da concessionária Panambra SUL S.A.

18. Após pegar o carro e andar por volta de 2 dias novamente o problema da oscilação do RPM caindo para 500 dando barulho no motor e o ar condicionado ligando e desligando sozinho.

19. O autor estava indo para uma audiência a trabalho do escritório que é advogado empregado com o ar condicionado ligado e quando de repente sai uma fumaça preta dos tubos de ar do carro enfumaçando-o, fumaça essa preta diferente daquela que sai quando há condensação do ar condicionado e observou que o freio do carro, após voltar da concessionária começou a fazer barulho metálico não travando adequadamente tendo dificuldade para frenagem.

20. Resolveu então no dia seguinte levar o carro na concessionária onde o Sr. Fernando disse que enviou um Cotec para a fábrica que iria mandar as peças para efetuar a troca do sistema do freio como pinças e pastilhas. (docs anexos dos serviços).

21. Dois dias o carro parado na concessionária e o Sr. Fernando disse que ainda não conseguiu efetuar a troca do sistema de freio, mas que garantia que não haveria problemas e que poderia o autor andar tranquilamente pelas ruas.

22. Após isso o carro do nada apagou novamente em plena Av. Ipiranga e ai neste apagão o autor quase sofreu um acidente, pois o carro se apagou em plena metade da sinaleira onde havia um cruzamento e um carro que vinha em direção a porta esquerda do autor teve que pisar fundo no freio “cantando pneu” para não bater na porta do carro onde estava o autor quase que sofre um acidente grave e que não se sabe o que poderia acontecer sendo que o condutor de veículo disse para o autor diversas palavras agressivas que aqui não importam esclarecer.

23. Neste momento o autor ficou paralisado e não acostumado com a situação ficou muito triste e pensou para si mesmo que realmente o carro está com problemas e que foi enganado, e neste instante teve vontade de chorar, mas se sentiu aliviado, pois o carro religou novamente e não precisou de guincho.

24. Reportou estes problemas para a sua mãe que ficou indignada com o acontecido e em casa disse que iria reclamar, mas o autor pedia calma, pois iriam resolver com a troca do carro o que tentou diversas vezes sem sucesso inclusive ligando para a própria Volkswagen.

25. Após resolveu voltar na concessionária reportando o ocorrido e inovando o pedido de que façam o reparo no freio ou a troca do carro e que ocorreu o apagão e tendo salientado que haveria um barulho na frente do motor de metal solto quando se andava em rua irregular.

26. Foi atendido pelo Sr. Fernando que fez uma série de perguntas do tipo: Que combustível colocou? Onde abasteceu? Etc., dando a entender que o problema era no combustível e que o problema do freio iria consertar.

Em tempo o autor Rafael salientou para o Fernando que comprou o carro com a cobertura do freio de estacionamento que vinha no KIT COMFORT I que foi pago, mas que não veio.

27. O Sr. Fernando disse que era para o autor procurar o vendedor que iria colocar a cobertura do freio de estacionamento, mas até hoje sem sucesso!!!

Voltou novamente o autor para pegar o carro dessa vez disse o Sr. Fernando que conseguiu trocar as peças do freio como pinças do freio, pois tinha as peças no estoque e que o barulho do freio se resolveu e que agora estava 100% poderia da-lhe pau que o carro estava maravilhoso.

Após pegar o carro notou novamente que não haviam colocado a cobertura do freio de estacionamento.

28. Já indignado com todos esses acontecimentos após aproximadamente 3 dias de uso novamente o freio começou a fazer barulho metálico tendo dificuldade o autor de frenagem tendo que apertar até o final o pedal do freio para que o carro pare.

Não se sabe o que é este barulho metálico o autor não faz a mínima idéia.

O autor percebeu que o problema do apagão foi resolvido não ocorreu mais e o barulho de metal que vinha do motor quando o carro andava em pista irregular também não tinha mais.

29. Resolveu então passar o final de semana com sua namorada fazendo um pequeno passeio pela cidade e o problema do freio continuando dando barulho quando de repente ao engatar a segunda marcha após sair de um sinal deu um “estouro no motor” que se chama “back fire” quando o carro está fora de ponto ou com problemas de velas, cabos e chicote ou quando o carro está com problemas no controle de admissão.

O barulho de estouro é similar ao que escutamos com freqüência de Fuscas e Brasílias velhas.

30. Voltou na concessionária sendo atendido pelo Sr. Fernando que disse: “Não cara eu testei teu carro está 100% e o freio tem esse barulhinho, mas isso não é nada o problema grande que era quando o freio fazia barulho a toda hora agora faz só as vezes nem esquenta meu velho está 100% seguro!!!”

31. Acreditando o autor em tal Sr. resolveu ir para a praia de IMBÉ com a sua namorada e o problema do ar condicionado continuando ligando e desligando sozinho e o freio dando barulho quando de repente em plena FREE-WAY notou o autor que o carro estava desalinhado a direção estava torta!!!

Este defeito só pôde perceber na estrada em linha reta e ainda por cima o carro tinha alta vibração em 100 Km por hora  .

32. Situação realmente desesperadora para o autor que após chegar na casa da praia disse que iria tomar providências na segunda-feira para solucionar o problema e que estava com medo de voltar na FREE-WAY com o carro neste estado.

A partir daí o autor começou a ficar com medo do carro não sendo o mesmo seguro para que ande na rua.

33. Na manhã de sábado quando acordou tomou uma nova surpresa!!!

O carro estava vazando óleo no motor andou pela Free-way vazando óleo e não sabia!!!

E para completar a façanha estava dando problema no sistema de alarme simplesmente o alarme não se acionava e dava 3 buzinadas revelando anomalia no sistema.

Situação que não se pode concordar o carro estava vazando óleo com 1.000 km rodados.

34. Resolveu que iria ligar para o guincho da Volkswagen, para levar até Porto Alegre novamente, mas os mesmos afirmaram que o carro se estava ligando não poderiam enviar o Guincho, pois ele só poderia ser enviado se o carro estivesse em situação de pane total sem condições de locomoção e afirmaram que se o problema era vazamento de óleo o carro iria conseguir naturalmente e sem problema ser levado até a concessionária.

35. O autor já apavorado com a situação foi obrigado a colocar em risco a vida de sua namorada e a sua própria indo com o carro até Porto Alegre novamente com a direção torta, alta vibração e vazando óleo acreditando na palavra da Volkswagen que não haveria nenhum problema.

O carro na estrada se jogava para os lados e trepidava a direção aos 100Km/H tanto na ida quanto na volta.

36. Chegou em Porto Alegre e na segunda feira levou o carro até a Concessionária Panambra novamente e falou diretamente com o Sr. Fernando que disse: “de novo o que aconteceu dessa vez??”

O autor respondeu: “A direção está torta e está vazando óleo”

37. Neste instante ficou sério o Sr. Fernando – Gerente da oficina, pois viu que o carro estava com muitos problemas ele até asseverou que o autor tinha sido “premiado”.

No final da tarde o autor pegou o carro novamente e o Sr. Fernando disse que tinha trocado o retentor do motor e feito geometria e balanceamento para resolver a questão da trepidação e direção torta.

Disse que o carro estava 100%.

38. Hoje novamente com cerca de 1.300 Km rodados o carro ainda apresenta barulho no freio, alto consumo que só pôde ser verificado por agora sendo que está fazendo uma média de 6,5 Km por litro diferentemente do que a volkswagen fazia em sua campanha de propaganda do carro ainda não colocaram a cobertura do freio de mão que ficou apenas no “disse que disse”, oscilação do RPM, ar condicionado liga e desliga sozinho com o carro em ponto morto, barulho no painel de relé, barulho no freio dificuldade de frenagem e para completar.

39. No sábado DIA 21/03/09 o autor constatou um vazamento de óleo da coluna de direção quando caiu um pingo de óleo em sua calça quando estava dirigindo.

40. Todos estes fatos estão comprovados Excelência através das fotos e documentos juntados. Neste último problema do vazamento de óleo da coluna de direção o autor deixou o carro na concessionária para o devido reparo e deixando o carro na concessionária pede em antecipação liminar de tutela a troca do veículo, pois o mesmo apresenta problemas sucessivos e não consertados até hoje e a Volkswagen negou o pedido de troca.

41. Na data da distribuição da ação, segunda-feira dia 23 de março de 2009 o carro está na concessionária para fazer o reparo do vazamento do óleo da coluna de direção e do barulho do freio que não se consegue uma frenagem eficaz; o carro está com o ar condicionado não gelando adequadamente ligando e desligando sozinho com oscilação do RPM".

Fonte: Espaço Vital
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 1 comentários


Fabiana 
Estou tendo o mesmo problema com o meu voyage, o freio não funciona na chuva. Quase perdi a minha vida por isso. Em um retorno, cuja curva era uma descida, estava chovendo o freio não funcionou. Bati o carro, fiquei com o prejuízo. Isso é um absurdo. Como podem produzir um veículo inseguro?
30/01/2013 
   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br