TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Agrotóxico à mesa do consumidor
   
     
 


16/04/2009

Agrotóxico à mesa do consumidor
Análise mostra que pimentões, morangos, uvas e cenouras são os vegetais que mais contêm produtos químicos que podem fazer mal

De cada dez pimentões vendidos em supermercados, pelo menos seis estão com níveis altos de agrotóxicos. Morango, uva e cenoura também apresentaram elevados índices de amostras irregulares, segundo pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão analisou, ano passado, 1.773 amostras de 17 alimentos e 15,29% delas apresentaram problemas.

 

“Consumir alimentos contaminados por agrotóxicos pode causar problemas nos sistemas neurológico, reprodutor e imunológico. Além disso, o produto pode ficar muitos anos no organismo, aumentando o risco de doenças”, explica o pesquisador da Fiocruz William Waissmann.

A boa notícia, segundo a Anvisa, veio da cultura de tomate. Em 2007, 44,72% das amostras apresentaram resíduos de agrotóxicos acima do permitido. Ano passado, esse número caiu para 18,27%. Além disso, a batata, que em 2002 registrou 22% de reprovação, teve o índice reduzido para 2%.

A pesquisa do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos verificou o teor de agrotóxicos acima do permitido e o uso de substâncias não autorizadas. As amostras foram coletadas em mercados de 25 estados. A escolha dos alimentos levou em consideração a importância deles na cesta básica do brasileiro.

Os resultados do estudo foram apresentados ontem em Brasília com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que afirmou não comer mais pimentão: “Aumentar o consumo de frutas e verduras é importante para saúde. Queremos que esses produtos sejam seguros. Nosso famoso arroz com feijão está bem, agora com a cenoura, o morango e o pimentão o negócio está complicado”.

Fonte: O Dia Online
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br