TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
População não deve descartar alimentos com agrotóxico
   
     
 


17/04/2009

População não deve descartar alimentos com agrotóxico
Ainda não há estudos científicos que relacionem seu consumo e uma possível intoxicação

Segundo Eduardo Mello De Capitani, toxicologista da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), vários tipos de agrotóxicos são usados nos alimentos, e o levantamento da Anvisa não deixa claro quais estão em excesso. O relatório também não aponta o quanto esses agrotóxicos excedem o limite. "É diferente a pessoa ingerir um alimento que possui agrotóxico um ponto acima do limite e outro que esteja 20 pontos acima", diz.

Para Délio Campolina, presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia, o efeito maléfico do consumo dessas substâncias pode demorar anos para aparecer. "A pessoa come a fruta e não sente alteração no gosto nem passa mal."

Mas, segundo Eloisa Dutra Caldas, professora do departamento de toxicologia da UnB (Universidade de Brasília), a população não deve deixar de ingerir os alimentos avaliados, já que o risco da exposição aos agrotóxicos é menor do que o benefício potencial do consumo de frutas e legumes.

A melhor maneira de eliminar o excesso de agrotóxicos é lavar os alimentos com uma esponja com detergente neutro. "Mas, dependendo da quantidade, o agrotóxico pode estar até na polpa", afirma Campolina.

Fonte: Folha Online
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br