TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Dicas para preservar a saúde
   
     
 


19/04/2009

Dicas para preservar a saúde
Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, aconselha consumidores a tentar identificar origem do produto que chega ao supermercado

O pimentão é o campeão em resíduo de agrotóxico e exige atenção do consumidor

Ao mesmo tempo em que monitora produtos essenciais à boa dieta alimentar, como verduras e hortigranjeiros, para melhor controlar a dosagem de agrotóxico nos produtos, a Anvisa oferece também algumas dicas para que o consumidor encontre produtos saudáveis. A principal delas é o consumo de alimentos de origem orgânica, sem o uso de agrotóxico.

Acontece que esses produtos, cada vez mais procurados, têm preço muito superior aos outros, e esse é um problema concreto da população mais pobre e até mesmo da classe média. O que fazer, então? O próprio ministro da Saúde, José Gomes Temporão, aconselha os consumidores a tentarem identificar a origem do produto que chega ao supermercado. Os alimentos vendidos nos supermercados das grandes cidades normalmente trazem na embalagem plástica o nome e o endereço do produtor. Nas pequenas, normalmente, o consumidor conhece pessoalmente o fornecedor dos alimentos.

Água

Uma forma mais simples de tentar se livrar do agrotóxico é lavar bem os produtos e jogar fora a casca, embora em vários possa também ocorrer a penetração da substância venenosa. De qualquer forma, a quantidade do lado de dentro será sempre menor do que a que está na parte de fora. Quanto às verduras, uma saída pode ser não utilizar as folhas que ficam do lado externo. Uma boa camada deve ser retirada, aproveitando-se apenas o miolo das folhas. 

O Brasil é o País que mais consome produtos agroquímicos no mundo. Os agrotóxicos respondem por um mercado que movimentou, no ano passado, R$ 12,7 milhões. Os agrotóxicos também são responsáveis pela segunda maior causa de intoxicação da população no Brasil, perdendo apenas para as intoxicações por medicação. Esses produtos também podem causar problemas hormonais, reprodutivos e câncer.

Fonte: clicabrasilia.com.br
Autor: Redação
Revisão e edição: Agências

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br