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Virou caso de polícia
   
     
 


22/04/2009

Virou caso de polícia
Anúncio errado de computador causou tumulto e 32 consumidores foram à delegacia

O anúncio errado de um computador portátil da marca Philco causou tumulto e levou 32 pessoas a registrarem boletim de ocorrência por propaganda enganosa contra o atacadista Makro ontem, em Ribeirão Preto. O aparelho foi anunciado a R$ 899 no jornal de ofertas da rede, mas na loja custava R$ 1.899.

Segundo clientes que foram à delegacia, houve fila antes da loja abrir e cerca de 60 pessoas procuraram pela promoção, mas nenhum modelo foi vendido pelo valor anunciado. “Recebi o jornal em Porto Ferreira. Valia do dia 21 de abril até 4 de maio, mas quando cheguei lá informaram que o departamento jurídico havia orientado as lojas a não entregarem nenhum equipamento naquele preço”, disse o metalúrgico Maicom Mortol. 

A rede atacadista informou, via assessoria de imprensa, que as unidades do Makro foram autorizadas a vender cinco aparelhos  pelo preço mais baixo. Os clientes que registraram a ocorrência combinaram de levar hoje o documento à Fundação Procon, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. 

De acordo com José Luiz Pontim, coordenador de gerenciamento do Procon de Ribeirão, se a rede anunciou errata em veículo de comunicação e deixou a correção exposta de forma visível na loja, o erro pode não ser classificado como propaganda enganosa. “Se for justificada a falha gráfica e houve esse cuidado, não caracterizaria a má-intenção. Mas quem se sentir lesado deve nos procurar”, disse Pontim. 

Além do erro no preço, o folheto também anunciava que havia ao menos cinco computadores para serem vendidos, sendo que, para Luiz de Matos, diretor da Associação de Defesa do Consumidor de Ribeirão e Região (Adecon), o correto seria informar a quantidade máxima de produtos.

“Existindo oferta, é preciso provar a venda da quantidade anunciada. Se não há esse dado, pactua-se um prazo de entrega com o cliente”, afirmou Matos. 

Makro publicou errata

O Makro de Ribeirão Preto colou ontem cartazes na loja com uma errata publicada em um jornal local e uma cópia de um aviso do problema enviado ao Procon no último 17. Em nota, a assessoria do grupo informou que a empresa “lamenta os inconvenientes causados aos seus clientes”.

A rede declarou que foram tomadas todas as medidas legais junto aos órgãos de defesa, tendo sido utilizados veículos de comunicação e canais internos “para informar o valor correto aos consumidores”. Sobre a loja de Ribeirão, a assessoria disse que não havia ontem como saber se as cinco peças do notebook Philco modelo PHN 14007 autorizadas para venda pelo preço menor foram liberadas. 

Os jornais de oferta reimpressos para o Dia das Mães não continham mais o computador portátil. Duas televisões anunciadas com o notebook também tiveram errata por conta de erros de digitação nas condições de pagamento. 

Fonte: Gazeta de Ribeirão
Autor: Danielle Castro
Revisão e edição: Danielle Castro

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