TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Feirão da casa própria
   
     
 


01/06/2009

Feirão da casa própria
Chance de adquirir a casa própria não deve precipitar compradores

Num cenário em que faltam no país mais de 8 milhões de moradias, a possibilidade da aquisição da casa própria causa ansiedade nos interessados, o que diminui seu senso de realidade e os coloca em risco de comprar um imóvel acompanhado de surpresas desagradáveis.

A Associação dos Mutuários e Moradores das Regiões Sul e Sudeste do Brasil (AMM), existente há 10 anos, com 9 mil associados em 3 Estados, presta orientação gratuita aos compradores para fazerem bom uso da Carta de Crédito obtida no Feirão. O advogado especializado em SFH e Diretor da entidade, Tiago Antolini, lembra os cuidados mais importantes para isso.

Dicas para uma boa escolha da casa própria

Em 1º lugar, não confundir a Caixa Econômica Federal, que é agente financeiro (financiador) com o vendedor. Muita gente compra móvel financiado sem os cuidados necessários, acreditando estar fazendo negócio com o governo e depois se indigna quando se depara com algum problema. Vale lembrar, por exemplo, que a vistoria que o engenheiro da Caixa faz no imóvel a ser comprado é um trabalho voltado apenas a dar segurança ao banco quanto ao dinheiro que emprestou ao comprador. Então, essa vistoria não protege o comprador contra quaisquer irregularidades do imóvel que venham a ser percebidas depois.

Outras dicas da AMM para uma boa compra

1) Verificar que garantias o contrato faculta ao comprador quanto ao prazo de entrega do imóvel. Não admitir tolerância superior a 6 meses de atraso e exigir autorização para a cessação do pagamento e/ou desistência a partir desse prazo em atraso.

2) Verificar no contrato que garantias há para a devolução do dinheiro já pago em caso de desistência legal do comprador por descumprimento do contrato pela vendedora. (A AMM verifica gratuitamente se tais itens constam no contrato previsto pela vendedora e orienta o comprador acerca de como e o que exigir.)

3) Comparar o teor dos contratos propostos pelas diversas construtoras para imóveis equivalentes e levar em consideração as vantagens de cada proposta.

4) Perguntar ao vendedor acerca de todos os pontos do contrato sobre os quais tenha dúvidas. Insistir até que a explicação seja convincente. Tudo, absolutamente tudo, o que for tratado, tem de estar escrito no contrato.

5) No caso de condomínio, o imóvel deve ser recebido juntamente com toda a infra-estrutura prometida.

6) Não comprar o imóvel sem examiná-lo antes, sem consultar a vizinhança sobre o que ocorre no local e sem consultar vizinhos de condomínio sobre as condutas e cobranças praticadas.

7) Nunca comprar imóvel usado sem certificar-se de que está desocupado, porque a responsabilidade pela desocupação é do comprador.

Para evitar o arrependimento dos compradores, a AMM presta orientação gratuita em sua sede na Avenida Paulista, aconselhando-os quanto às melhores opções que garantam tranqüilidade para a sua compra. Os interessados podem agendar a consulta pelo 0800-7729660 ou pelo e-mail mutuarios.sp@ammsaopaulo.com.br. A 
Associação dos Mutuários e Moradores das Regiões Sul e Sudeste do Brasil (AMM) fica na Avenida Paulista, nº. 2001, Conj. 606, São Paulo – SP.

Fonte: Ausepress
Autor: Benedito/ Priscilla/ Serrano
Revisão e edição: Emily Canto Nunes

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br