TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Programa de mobilização para a regularização de empresas no setor de saneantes
   
     
 


01/07/2009

Programa de mobilização para a regularização de empresas no setor de saneantes
Anvisa, Sebrae e Abipla assinam documento de compromisso para incentivar micro, pequenas e médias empresas que querem se regularizar

O lançamento do Programa de Mobilização para a Regularização de Empresas no Setor de Saneantes realizado ontem dia 17/06, em Brasília, marca uma nova fase no combate aos  produtos de limpeza clandestinos no País. A iniciativa, que conta com a ação conjunta entre a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla) , o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) propõe encontrar as ações viáveis e as ferramentas possíveis para a regularização dessas empresas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor.

No primeiro encontro entre as empresas do segmento, Federações dos Estados, VISAs locais e SEBRAEs regionais, realizado no Complexo Sede da Anvisa, o presidente da Abipla, Luiz Carlos Dutra, o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello e o diretor  do Sebrae, Jorge Rincon, assinaram uma carta de intenções para formalizar o comprometimento das entidades como incentivo às empresas que hoje se encontram na irregularidade para a regularização. O objetivo é articular, formular e integrar ações para estimular a regularização de empresas fabricantes de produtos de limpeza e afins. Uma das ações propostas é disponibilizar profissionais especializados para prestar informações, orientar e capacitar as empresas interessadas. Além disso, o documento também sinaliza o comprometimento com material informativo e ações institucionais relacionadas ao Programa.
 
No Brasil, 95% das indústrias de produtos de limpeza são micro, pequenas e médias empresas, o que comprova uma tendência de investimento do pequeno fabricante. Junto das entidades envolvidas em cada estado, a Abipla, a Anvisa e o Sebrae esperam alcançar um grande movimento de conscientização, que resulte na regularização da produção nacional de saneantes. "A partir de agora, as próximas etapas serão diferenciadas em cada estado, uma vez que depende da atuação e parceria entre os estados e municípios", completa a diretora executiva da Abipla, Maria Eugenia Proença Saldanha.
 
Atualmente, o cenário de informalidade dentro do setor nacional de saneantes preocupa. Há muitas empresas que atuam de forma irregular por falta de conhecimento da lei. No entanto, isto não isenta a responsabilidade de cada empresa no cumprimento da legislação em vigor, que prevê multa entre R$ 2 mil e R$1,5 milhão às empresas irregulares. Daí o empenho das entidades em ações que levem a informação às empresas que queiram se regularizar. A própria busca pela economia doméstica em tempos de crise pode agravar ainda mais a  questão da clandestinidade dos produtos de limpeza, que oferece grande risco à saúde da população e do trabalhador de uma empresa irregular. Hoje, todo produto regularizado pela Anvisa conta com informações obrigatórias no rótulo das embalagens. Com isto, é possível assegurar atendimento médico em caso de ingestão acidental, intoxicação ou irritação durante o uso e manuseio do produto. Além disso, há a comprovação da ação bactericida do produto.
 
Serviço
O Programa de Mobilização é aberto a todas as empresas. Os interessados em mais informações a respeito da iniciativa podem entrar em contato com a equipe da Abipla pelo telefone (11) 3861-3405 ou no e-mail suporte@abipla.org.br.

Fonte: Facto Comunicação Integrada
Autor: Carolina Denardi, Cynthia Dalvia e Daniela Reis
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br