TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Tranqüilidade na hora de fazer as malas
   
     
 


01/07/2009

Tranqüilidade na hora de fazer as malas
Viagem de férias deve ser organizada com antecedência

O mês de julho costuma ser o preferido para a tão planejada viagem de férias. Em alguns locais do país, o clima frio das montanhas atrai a atenção dos turistas que se interessam por boa gastronomia. Para quem prefere o calor, o nordeste brasileiro, mesmo no inverno, oferece preciosas opções de praia, com muito sol e tempo seco. Para organizar a viagem, independentemente do destino, é preciso se atentar a uma série de detalhes, para que nada comprometa o sucesso do passeio.

Para a consultora pessoal Heloisa Sundfeld, da Help Personal Assistant, a escolha do destino das férias deve sempre seguir o gosto das pessoas que vão viajar. “Faça uma reunião para saber o que cada um deseja fazer nas férias e, a partir daí, será feita a escolha. Pense e analise os prós e contras de cada roteiro e só depois comece a preparar a viagem, para que o passeio não se torne desagradável a nenhum membro do grupo”, explica a consultora.

O tipo de viagem, seja de carro, avião, ônibus, nacional, internacional, de turismo, cultural ou só para lazer, é uma das primeiras escolhas a serem feitas. A partir daí serão tomadas outras providências, como no caso da viagem internacional, em que os passaportes e vistos devem ser providenciados com antecedência, além da troca de moeda, reserva de hotel, compra de bilhetes para viagens de trem ou mesmo aluguel de carro.

Mesmo para viagens nacionais, é interessante verificar se há necessidade de tomar algum tipo de vacina, pois existem alguns estados brasileiros que exigem vacinas específicas. Outro detalhe importante, que muitas vezes é deixado de lado, é a autorização do juizado de menores se o grupo estiver viajando com crianças, seja em ônibus, trem ou avião.

De acordo com Heloisa, outro importante detalhe a pesquisar antes de optar por onde ir, é verificar se o destino escolhido está ou não em período de alta temporada. “Você pode optar por viajar um pouco antes ou um pouco depois deste período, para baratear os custos, aproveitando praticamente o mesmo clima. Também é importante se informar se o local escolhido pode oferecer bons restaurantes, pontos turísticos, vida noturna, entre outros”, explica a consultora.

A duração da viagem é outro ponto muito importante. Isso pode ajudar a encontrar promoções de passagens e a organizar o roteiro dos lugares a visitar. “No caso de uma viagem de carro, em que temos a possibilidade de ir parando e conhecendo vários locais, sempre é possível optar por ficar um dia ou 2 a mais em uma cidade que nos agradou, mesmo que isso não esteja previsto. Férias são dias de descanso, sem estresse, e para isso é necessário que estejamos abertos a mudanças no roteiro programado”, analisa a consultora pessoal.

Em relação à hospedagem, é importante saber quantas pessoas viajarão juntas. Se o grupo tem menos de 4 pessoas, os albergues e pousadas são uma boa opção em termos de custo-benefício, e a escolha entre um e outro vai depender da cidade para onde o grupo irá viajar, como também do orçamento de cada um. “Se o grupo for maior, e a viagem for para um local específico, pense na possibilidade de alugar um apartamento ou uma casa, porque o conforto será maior e o custo menor. Se a escolha foi alugar e o local não foi sugerido por alguém que conheça, tenha cuidado e verifique pela internet a estrutura do local. Ainda assim, a melhor opção neste caso é ir ao local para verificar se o que está sendo oferecido corresponde à verdade”, adverte a especialista.

Providenciar tudo com antecedência é uma das dicas mais importantes. As passagens e as reservas de hotéis podem sair por um valor muito menor se compradas antes. Já com relação à alimentação, a sugestão é verificar se existem restaurantes que servem refeições de qualidade no estilo “comida caseira”. “Além disso, existe a opção dos fast foods ou mesmo de refeições mais simples e rápidas durante o dia, e jantares em restaurantes bem avaliados em guias de turismo”, complementa Heloisa.

Em relação aos passeios, é imprescindível decidir antecipadamente quais os prediletos e se serão feitos em excursão ou por conta própria, o que garante liberdade, mas exige maior organização. Se o roteiro for longo, com várias etapas, prepare um programa detalhado de toda a viagem e lugares a serem visitados, a fim de que a viagem se torne mais agradável.

Depois de tudo isso, o próximo passo é criar uma planilha de gastos para a viagem com o valor previsto para gastar por dia, utilizando papel ou computador. “Na planilha, relacione todos os itens, como transporte, hospedagem, alimentação, lazer, compras, emergências e o que mais você julgar importante. Caso tenha optado por um pacote turístico, alguns desses itens não precisarão ser relacionados, já que o pacote inclui serviços como transporte, hospedagem, entre outros”, explica a consultora.

E ela conclui: “Depois de colocar todos os valores em cada item na sua lista, some tudo e saiba quanto você irá gastar na viagem, aproximadamente. Decore ou leve esta planilha e tente não escapar muito do orçamento. Apenas não se esqueça de reservar uma quantia a mais, para casos de emergência e imprevistos. Tome cuidado ao usar seu cartão de crédito, pois na volta você terá que pagar a fatura e poderá levar um susto. Organize a viagem sem se estressar. O dinheiro não deve ser o centro de tudo, senão o passeio perderá o sentido.”, conclui Heloisa Sundfeld.
 
 Sobre a Help Personal Assistant

A Help Personal Assistant é uma empresa de consultoria doméstica especializada em resolver questões essenciais e rotineiras, como fazer compras no supermercado, arrumar armários, treinar empregados, planejar mudanças e até mesmo organizar jantares. A empresa também presta assistência a pessoas da família de executivos que se mudam para determinado local a trabalho, acompanhando-as a shoppings, compras, eventos culturais, restaurantes, museus ou, simplesmente, para conhecer a cidade. Dentre os serviços mais procurados estão o treinamento de empregados, a organização de mudanças, armários e malas para viagens e a realização de pequenos eventos, como jantares especiais, festas de aniversário e outras comemorações, de forma criativa e elegante.

A Help é especializada em serviços de organização na cidade de São Paulo e já registrou mais de 10 consultas semanais para a execução dos serviços que oferece. Desde 2003, quando foi oficialmente constituída, a Help tem registrado um crescimento anual de 70% no número de solicitações. Em 2009, o crescimento tem sido ainda maior, com a entrada em novos mercados, como a Região do Grande ABC, a Região Metropolitana de Campinas e o estado do Rio de Janeiro, onde já conta com consultoras exclusivas.

 

 

Fonte: Komunica Assessoria de Imprensa
Autor: Luciana Barros e Camila Dantas
Revisão e edição: Emily Canto Nunes

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br