TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Cooperativismo
   
     
 


01/07/2009

Cooperativismo
Sicredi comemora data internacional

O Sistema de Crédito Cooperativo, Sicredi, une-se às demais instituições cooperativistas e comemora no próximo dia 4/07, sábado, o 87º Dia Internacional do Cooperativismo, que este ano tem o tema “Impulsionar a recuperação global por meio das cooperativas”. De acordo com a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), a escolha do tema centra-se na oportunidade das cooperativas destacarem que elas não promovem somente o crescimento econômico, mas também promovem seus valores éticos de honestidade, responsabilidade social e ajuda mútua. A instituição ainda destaca que as cooperativas são empresas que podem contribuir eficazmente para a recuperação econômica global, porém sem deixar de lado o respeito aos valores e aos princípios do cooperativismo.

O Sicredi, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, reúne 59 cooperativas de crédito, que atuam em cerca de 450 municípios seguindo os 7 princípios do cooperativismo elaborados pela ACI. “Trabalhamos de acordo com esses princípios. Acreditamos que o cooperativismo é uma alternativa para o desenvolvimento sócio-econômico das comunidades”, afirma Orlando Borges Müller, Presidente da Central SICREDI Sul. Entre os princípios estão a inter-cooperação, o interesse pela comunidade, a educação, formação e informação e a gestão democrática. O cooperativismo é divido em 13 ramos: crédito, agropecuário, trabalho, educacional, produção, saúde, consumo, habitacional, infra-estrutura, mineral, especial, transporte e turismo e lazer.

No mundo, em torno de 800 milhões de pessoas são vinculadas a mais de 1,3 milhão de cooperativas. Além disso, as cooperativas geram 100 milhões de empregos nos mais de cem países onde estão presentes. Alguns números podem representar a relevância do cooperativismo no mundo: na Ásia, 43 milhões de pessoas são associadas a cooperativas de crédito; na Nova Zelândia, cooperativas são responsáveis por 22% do Produto Interno Bruto (PIB); e na Alemanha, mais de 20 milhões de pessoas ou 24% da população está ligada ao cooperativismo.

Os números do setor no Brasil mostram que o cooperativismo nacional está no caminho certo e tem demonstrado seu poder econômico e social ao longo dos anos. As 7.600 cooperativas brasileiras têm mais de 7 milhões de associados e geram 255 mil empregos. Em 10 anos, houve um aumento de 50% no número de cooperativas, o número de associados foi incrementado em 80% e a geração de empregos subiu 40%. Em 2008, as cooperativas do Brasil responderam por US$ 4 bilhões em exportações, representaram 6% do PIB nacional e tiveram faturamento de R$ 82 bilhões. 

Fonte: UFFIZI Consultoria em Comunicação
Autor: Marlise Mattos, Ingrid Holsbach e Maria Luisa P. Belan
Revisão e edição: Emily Canto Nunes

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br