TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Segurados da Avimed em SP
   
     
 


04/07/2009

Segurados da Avimed em SP
Decisão judicial determina portabilidade sem carência

Na última quarta-feira (1º)  foi concedida uma liminar pedida pelo Idec que garante a possibilidade de todos os usuários da Avimed contratarem novos planos de saúde sem a necessidade de cumprir novas carências. A liminar é resultado de uma ação civil pública proposta contra a Avimed, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e as operadoras de saúde Itálica e Ana Costa.

A Justiça determinou que ANS elabore uma norma que estabeleça a opção de contratar plano privado de assistência à saúde de escolha dos beneficiários da Avimed no prazo de 10 dias contados da data em que for intimada, e impôs ainda multa diária em caso de descumprimento desta decisão no valor de R$ 5 mil.

O juiz da 15ª Vara Cível Federal de São Paulo, ao conceder o pedido do Idec, avaliou que "a única forma de garantir um protetivo mínimo aos consumidores da Avimed é assegurar-lhes a portabilidade de carência, isto é, conferir-lhes a possibilidade de contrato de um novo plano privado de assistência à saúde em outra operadora sem a obrigatoriedade de cumprimento de novos períodos de carência, caso contrário os consumidores seriam compelidos a contratar com operadoras, cumprindo nova carência, ou aceitar a contratação pela Itálica Saúde".

Para a advogada do Idec, Juliana Ferreira "a garantia de portabilidade, sem as restrições constantes da norma já editada pela ANS, é, na prática, a única forma de tentar melhorar a situação dos usuários da Avimed, que já passaram por tantos dissabores".

O Idec também solicita nesta ação que o Poder Judiciário reconheça a responsabilidade da Avimed e da ANS pelos danos sofridos pela falta de atendimento e que indenize os usuários da forma devida.

Fonte: IDEC
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br