TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Descanso na Serra
   
     
 


06/07/2009

Descanso na Serra
Novo roteiro oportuniza turismo no RS e SC

Durante o 4º Salão do Turismo, que aconteceu em São Paulo até dia 05/07, os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, lançaram o novo roteiro Aparados da Serra, para promoção conjunta dos atrativos, como os cânions e as estâncias de turismo rural das cidades de São José dos Ausentes, São Francisco de Paula e Cambará do Sul, com as cidades catarinenses de Bom Jardim da Serra, Praia Grande, São Joaquim e Urubici. O lançamento, que reuniu representantes da imprensa nacional e autoridades dos 2 estados, foi realizado no estande da Macrorregião Sul, durante o Salão Nacional do Turismo, que aconteceu até o dia 05/07, em São Paulo.

O representante do Rio Grande do Sul na solenidade, Renato Jaguarão, Diretor do departamento de desenvolvimento do turismo da Secretaria de Estado do Turismo, Esporte e Lazer, considera que o principal destaque deste roteiro será a integração com Santa Catarina. “As belezas naturais das serras gaúcha e catarinense oferecem condições para ampliar a atração de turistas do Brasil e do mundo”, disse. “Não existem mais fronteiras para o turismo no Sul do Brasil”, discursou o secretário de turismo de Santa Catarina, Gilmar Knaesel, enfatizando os benefícios para a economia e para a população na região da Serra Catarinense.

O roteiro integrado é conseqüência do Programa de Regionalização do Turismo, uma parceria entre o Sebrae, o Ministério do Turismo e o Instituto Marca Brasil, com o envolvimento das Secretarias de Turismo e o Sebrae dos 2 Estados.

A região de Aparados da Serra, localizada na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, abriga o maior conjunto de cânions do relevo brasileiro, um lugar privilegiado para o turismo de aventura. Dois parques nacionais concentram as principais trilhas: o Parque Nacional de Aparados da Serra (RS), onde está o cânion mais visitado da região, o Itaimbezinho, e o Parque Nacional da Serra Geral (SC), com destaque para o cânion da Fortaleza.

Além das visitas aos cânions, as cidades proporcionam aos turistas a prática de trilhas, cavalgadas, trekkings, banhos em rios, visita à cachoeiras, e expedições em botes, entre outros. O acesso à região é realizado através da RS-20 ou BR-11, por Praia Grande/SC via Serra do Faxinal. A principal base de apoio para a aventura nos cânions é Cambará do Sul, cidade de 7 mil habitantes, a 180 km de Porto Alegre. No lado catarinense, Praia Grande também conta com pousadas, condutores para as trilhas e programação de passeios.  

Fonte: Imprensa Sec. de Est. do Turismo, Esporte e Lazer
Autor: Luciane Dalbosco
Revisão e edição: Emily Canto Nunes

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br