TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Médico e montanhista dá lições de empreendedorismo
   
     
 


23/08/2016

Médico e montanhista dá lições de empreendedorismo
Mauro Chies traçou um paralelo entre a prática do montanhismo e o mundo dos negócios

Médico e cirurgião oftalmologista há mais de 15 anos, Mauro Chies estabeleceu uma associação entre o montanhismo, atividade da qual é praticante, com os negócios. Nascido em Caxias do Sul numa família de empresários, descobriu que o montanhismo e o empreendedorismo têm em comum o desafio de enfrentar o que é desconhecido. Este foi o tema de sua palestra na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), na última segunda-feira (22), quando compartilhou um pouco de sua experiência como médico, empreendedor e praticante de montanhismo. Mauro já escalou o Kilimanjaro, o Aconcágua, o Elbrus e o Monte Denali.

De acordo com Mauro, é consenso que médicos não são em geral bons administradores ou empreendedores. “Nossa formação desde cedo é voltada ao desenvolvimento de habilidades individuais que invariavelmente nos levam à centralização de qualquer decisão. Não somos treinados ou temos talento para o trabalho de equipe”, comentou.

A primeira grade lição de sua trajetória foi a de que nenhum conhecimento é inútil. Ao aprender a tocar bateria quando adolescente, desenvolveu uma habilidade que muitos anos depois seria seu diferencial entre os colegas de oftalmologia. Os bateristas executam com precisão movimentos diferentes nos quatro membros. Isso foi decisivo quando uma técnica de cirurgia de catarata começava a se firmar e demandava o uso de um aparelho e habilidade nas duas mãos, além do movimento de um dos pés. “Assim eu comecei a participar de várias cirurgias como auxiliar e, de certa forma, como professor”, contou Mauro.

Outro grande aprendizado veio há três anos com a primeira montanha: enfrentar a zona de conforto. Apesar de já ter alguma experiência com caminhadas em altitudes moderadas, nunca havia escalado antes. Na época, foi aceito como único integrante do Brasil em uma expedição chamada Wings of Kilimanjaro, que reuniu 200 pessoas de vários lugares do mundo para escalarem a montanha mais alta da África e do seu cume decolarem de parapente. “Não era zona de conforto para ninguém, então percebi que a busca pelo seu objetivo inicial vai levá-lo a alcançar outro. No mundo empresarial, temos a tendência de colocar na zona de conforto, na nossa armadilha mental. Os meus desafios profissionais e pessoais foram substituídos lentamente pelo conforto de trabalhar em um grupo grande e aparentemente sólido”, relatou o médico.

Por acreditar que a zona de conforto é igual à zona da morte, Mauro tem como objetivos escalar as demais montanhas que restam a fim de completar o Projeto Sete Cumes, nos sete continentes. Na área, inaugura amanhã em Caxias do Sul seu novo empreendimento: uma clínica de oftalmologia com a mais avançada tecnologia na especialidade. “Essa foi a montanha mais longa e difícil de chegar, foi preciso determinação e coragem”, afirmou Mauro Chies.

Fonte: CIC
Autor: Marta Guerra Sfreddo
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Julio Soares


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br