TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Pirataria estima prejuízo de 28% para o setor óptico
   
     
 


24/08/2016

Pirataria estima prejuízo de 28% para o setor óptico
No Rio Grande do Sul, 40% dos produtos são falsificados

Os óculos são um dos produtos mais pirateados no país. Segundo dados da Comissão de Combate à Informalidade da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), a qual a Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul) tem participado dos trabalhos, 40% do produto é falsificado no Estado, enquanto no Brasil o índice aumenta para 70%.

Além dos produtos piratas, a concorrência também atua de forma ilícita: 55% do comércio está na ilegalidade. Diante este cenário, o prejuízo do setor formal fica em torno de 28%.

- Os óculos podem ser acessórios de moda, mas também já se tornaram um produto de saúde. Portanto, é importante ressaltar às pessoas que investem neste tipo de mercadoria, que elas estão propensas a correr riscos, como aceleração da catarata e degeneração macular por efeito da radiação - destaca o vice-presidente da Ajorsul, Eduardo Machado.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico (Sindióptica) e coordenador da Comissão de Combate à Informalidade, André Roncatto, conta que em 2008, a entidade sindical conseguiu com que fosse aprovada uma Lei Estadual que regulamenta a comercialização de óculos. A norma prevê que o estabelecimento precisa contar com um técnico em óptica, além de possuir ferramentas de ajuste, equipamentos de conferência e os produtos precisam estar em conformidade com o que dispõe a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

Fonte: Imprensa FCDL/RS
Autor: Francine Malessa. Coordenação: Marcelo Matusiak
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Mariana da Rosa


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br