TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Livro sobre Diálogo Judicial Internacional será lançado em Porto Alegre
   
     
 


28/09/2016

Livro sobre Diálogo Judicial Internacional será lançado em Porto Alegre
Evento ocorrerá dia 26 de outubro, às 18h30, na sede da Escola Superior de Magistratura do Rio Grande do Sul (ESM/AJURIS) com a presença do autor Maurício Ramires

Cada vez mais os juízes e tribunais de vários países e ordens jurídicas invocam decisões de cortes estrangeiras sobre questões constitucionais semelhantes. Pensando na conversação entre instituições e nações, o juiz Maurício Ramires desenvolveu uma tese sobre o tema para o doutorado em Ciências Jurídico-Políticas na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. O estudo virou o livro Diálogo Judicial Internacional – O uso da jurisprudência estrangeira pela justiça constitucional, publicado pela editora Lumen Juris, que terá lançamento e sessão de autógrafos no dia 26 de outubro, a partir das 18h30min, na sede da Escola Superior de Magistratura do Rio Grande do Sul (ESM/AJURIS), em Porto Alegre.

 

“Este é um assunto muito discutido no exterior e, por aqui, ainda é novo. Os tribunais estão 'falando' uns com os outros por todo o mundo, e há inclusive quem fale no surgimento de uma verdadeira 'comunidade internacional de juízes'. Por isso, decidi publicar o livro para que possamos entender mais sobre essa conversação jurídica que atravessa as fronteiras dos países e já atinge o Brasil”, afirma Ramires. Na obra, o autor sistematiza o tema da utilização da jurisprudência estrangeira pela justiça constitucional, elaborando conceituações básicas e dissertando sobre a relevância da integração dos tribunais no diálogo internacional para o processo de interpretação da Constituição. Os pontos tratados são ilustrados com dezenas de exemplos de casos de tribunais de mais de vinte países e de tribunais internacionais.

O prefácio é assinado pelo consagrado constitucionalista português Jorge Miranda, que declarou tratar-se de "uma obra reveladora de larga cultura histórica e humanística". “A temática assim tratada reveste-se do maior interesse e até agora nunca havia sido desenvolvida em língua portuguesa uma pesquisa e uma reflexão tão completas, apuradas e rigorosas”, conclui Miranda. O preço sugerido de capa do livro Diálogo Judicial Internacional – O uso da jurisprudência estrangeira pela justiça constitucional é de R$ 120,00.

Maurício Ramires doutorou-se em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com distinção e louvor, e é mestre em Direito Público pela Unisinos. Atua como Juiz de Direito na comarca de Porto Alegre. Tem-se dedicado à pesquisa sobre a temática da aplicação de precedentes judiciais, a respeito da qual publicou ainda o livro Crítica à Aplicação de Precedentes no Direito Brasileiro, pela Livraria do Advogado Editora (2010). 

SERVIÇO:

Lançamento e Sessão de Autógrafos de “Diálogo Judicial Internacional”

Autor: Maurício Ramires

26 de outubro, 18h30, na sede da Escola Superior de Magistratura do Rio Grande do Sul (ESM/AJURIS), em Porto Alegre

Páginas: 396

Preço de capa: R$ 120,00

Fonte: Phosphoros Novas Ideias
Autor: Adriano Cescani e Robledo Milani
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Lisa Roos


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br