TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Outubro de 2017 será mês de Jornada Nacional de Literatura
   
     
 


28/09/2016

Outubro de 2017 será mês de Jornada Nacional de Literatura
Com um novo formato, mas sem perder sua essência, caracterizada pela formação de leitores, Jornada vai trazer muitas novidades

A próxima edição da Jornada Nacional de Literatura já tem data definida. A 16ª edição do evento será realizada na primeira semana do mês de outubro de 2017, entre os dias 3 e 8. Totalmente remodelada, a nova Jornada de Literatura é resultado de um grande estudo encomendado pela Universidade de Passo Fundo: realizado pela Infinito Cultural e Lukso Story & Strategy, empresa de consultoria de São Paulo, e complementado pelo Núcleo Experimental de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (NEXPP/FAC/UPF).

A nova Jornada vai dialogar muito mais com os espaços da cidade de Passo Fundo e terá maior aproximação com os gestores da educação regional. As ações resultarão na “Jornalização” da cidade, que será marcada pela ocupação dos espaços culturais.

A Jornada de Literatura passa por um processo de reformulação para se adaptar às novas formas de difundir a leitura, no entanto, sua essência será mantida e contemplada na edição de 2017, segundo assegura a professora Dra. Fabiane Burlamaque, coordenadora das Jornadas Nacionais de Literatura. “A Jornada de Literatura está mais viva do que nunca. Nosso objetivo sempre foi e continuará sendo a formação de leitores, e o encontro do leitor com o escritor permanece o mesmo”, registra Fabiane. As atividades da Jornada ocorrerão somente no turno da noite, no Circo da Cultura, dos dias 3 a 6 de outubro. À tarde, serão realizados seminários, para os quais serão utilizados diferentes espaços na cidade, como o Sesc e o Teatro Mucio de Castro, além de estruturas da Universidade. A escolha dessas datas se deu em razão de que, no período, já é primavera e o clima estará mais agradável, o que possibilita que as pessoas circulem pela cidade em um contexto mais agradável.

Jornadinha

A Jornadinha também terá novidades, com diferente formato e com alteração na programação. As mudanças, segundo Fabiane, serão oportunamente divulgadas, no entanto, segue inalterado o fato de que todas as atividades permanecem pautadas na essência que a originou, qual seja, a formação de leitores.

Ações

Dentre as ações organizadas, estão os projetos transversais rotas leitoras, por meio dos quais será definido, via aplicativo para celulares ou outros dispositivos de informática, um caminho de leitura. O leitor vai poder se deslocar pela cidade, orientado pelo aplicativo, que indicará pontos de leitura, como túneis da literatura, livrarias, bibliotecas e museus, entre outros. “Se a Jornada é uma ação permanente de leitura, precisa atender a toda a cidade”, destaca a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin.

Caminho das Artes

A nova Jornada também terá o projeto Livros na mesa, leituras boêmias. O objetivo, segundo a coordenadora Fabiane Burlamaque, é envolver vários estabelecimentos comerciais noturnos nos debates sobre literatura. “Vamos fechar ruas e envelopar bares e, entre 22h e 24h, promover debates nesses ambientes. Pelas ruas, onde o ambiente boêmio é maior, transitarão escritores, que terão contato direto com os jovens”, complementa.

Centro de Memória

Para marcar os 35 anos de história da Jornada de Literatura, uma ação já está em andamento: trata-se da organização do Centro de memória literária de Passo Fundo, que será entregue no próximo ano. O Centro vai reunir diferentes peças do acervo das Jornadas, com livros, fotos, vestimentas, discursos, depoimentos, documentários e obras de arte, entre outros. O espaço poderá ser acessado por qualquer pessoa que queira conhecer, estudar ou pesquisar sobre esse movimento cultural.

As comemorações dos 35 anos da Jornada serão contempladas pela Jornada em Ação, a qual prevê uma série de atividades que evidenciam que esse movimento tem caráter permanente.

1) Exposição itinerante dos 35 anos, no Centro de Eventos da UPF.

2) Entrevistas individuais com 35 escritores que participaram das Jornadas, que serão veiculados pela Rádio UPF.

3) Exposição “Tempo de ausência: 30 anos sem Josué Guimarães”, na Assembleia Legislativa.

4) Realização do 4º Simpósio Internacional e do 8º Simpósio Nacional de literatura e Internet, em novembro de 2016.

Jornada Literária: culturas juvenis

Adolescentes e jovens adultos poderão participar de um encontro multimodal, com foco nas multitendências da cultura juvenil, como: games, animês (mangás), grafite, dança, skate e música. A Jornada Literária: culturas juvenis será realizada no sábado e no domingo, dias 7 e 8 de outubro de 2017, nos turnos da tarde e da noite, no Centro de Eventos.

Parcerias

Com o atual modelo, a UPF deseja envolver a comunidade acadêmica, desde o processo de concepção até a realização das Jornadas de Literatura. Nesse contexto, destacam-se o envolvimento do projeto de extensão VivA! Emau/UPF, do programa - UniverCidade Educadora e das unidades acadêmicas Faed, FAC, Iceg e IFCH, além do apoio da copromotora Prefeitura de Passo Fundo. “Quando falamos em ‘Jornalização’ da cidade, estamos nos referindo ao fato de que, realmente, todos estão envolvidos”, explica a vice-reitora.

Como se chegou ao novo modelo

As reformulações das ações da Jornada foram motivadas pelo resultado de uma consultoria externa que apontou uma série de caminhos para a manutenção da atividade. Aprofundando a análise do resultado dessa consultoria, o Núcleo Experimental de Publicidade e Propaganda, da Faculdade de Artes e Comunicação, realizou outra pesquisa, coordenada pela professora Me. Maria Goretti Betencourt. Os indicativos dessa segunda pesquisa foram os mesmos do que os encontrados pelo primeiro grupo: custo menor, reaproveitamento do espaço físico e ampliação do público-alvo.

Segundo Bernadete, a pesquisa realizada pelo NEXPP auxilia a Instituição e seus parceiros a entender melhor os diversos cenários da Jornada, a partir da compressão dos diferentes atores envolvidos, que são professores das escolas da educação básica e fundamental, docentes universitários, alunos e empresários apoiadores.

O movimento de transição de um modelo para outro teve início ainda em 2014, mas seu ponto alto de mudança ocorreu em 2015, com a suspensão da edição prevista para aquele ano. O novo modelo surgiu pela necessidade de dar continuidade à movimentação cultural, mas de forma sustentável. “O repensar da Jornada é estratégico e tem embasamento técnico”, afirma a vice-reitora.

Fonte: Universidade de Passo Fundo
Autor: Imprensa
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br