TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Segurança jurídica em transações imobiliárias é fundamental para consolidar bons negócios
   
     
 


28/09/2016

Segurança jurídica em transações imobiliárias é fundamental para consolidar bons negócios
Independente se o imóvel for novo ou usado, urbano ou agrário, com negociação a vista ou a prazo, há uma série de documentações, condições e desembaraços jurídicos que devem ser considerados

As negociações de compra e venda de imóveis envolvem fatores que, uma vez mal assessorados, podem fazer o sonho virar pesadelo. Independente se o imóvel for novo ou usado, urbano ou agrário, com negociação a vista ou a prazo, há uma série de documentações, condições e desembaraços jurídicos que devem ser considerados nas negociações. Isso sem contar que os envolvidos nas transações imobiliárias podem se deparar com negócios fraudulentos, irregulares ou baseado em contratos abusivos.

A experiência da advogada especialista em Direito Imobiliário e proprietária da Veneza Uno Imóveis, empresa do setor que oferece atendimento personalizado, Dra. Sônia Wildt do Canto, conduziu a profissional a oferecer a prestação de serviço jurídico aos seus clientes, a corretores e também àqueles que estão fazendo negócios sem a intermediação de profissionais. “Toda imobiliária deveria ter assessoria Jurídica, mas não é o que acontece. Assim, decidimos ofertar um serviço terceirizado que visa a garantir segurança e tranquilidade. Também notamos a mudança no comportamento dos consumidores, que cada vez mais buscam trabalhar sem intermediários”, comenta a especialista que atua há mais de 25 anos na área e já presidiu a Associação Gaúcha do Direito Imobiliário.

Entre os problemas mais comuns enfrentados, destaca-se sobretudo a falta de informações por parte do comprador, que desconhece os vários documentos relativos aos imóveis ou mesmo sobre o vendedor, que devem ser apresentados no ato da compra. Por exemplo, a verificação se o vendedor ou o imóvel tem ou não pendências judiciais ou sofrem outros processos. Dificilmente quem compra um imóvel sabe que se buscam negativas na Receita Federal, Justiça do Trabalho, Prefeitura, Fórum Cível, entre outros.

Além disso, há transações de natureza complexa como a compra de imóveis via leilão judicial ou em regime de inventário, por exemplo. Compradores prudentes devem buscar a assessoria de um especialista e agir de forma preventiva para evitar contratempos e realizar um bom negócio. “Eu diria que não basta apenas ter um contrato seguro e lavrado por por um profissional, a análise documental de certidões atualizadas, que envolvem o imóvel, é de igual importância”, frisa Dra. Sônia.

Fonte: Dixon
Autor: Ana Paula Dixon
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br