TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Seminário de SPCs mostra oportunidades e caminhos para retomar crescimento
   
     
 


19/10/2016

Seminário de SPCs mostra oportunidades e caminhos para retomar crescimento
Evento é promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS

Líderes do movimento lojista gaúcho acompanham às novidades e oportunidades que o mercado oferece, em um cenário econômico ainda de instabilidade, mas que oferece opções para a retomada do crescimento. O tema foi trazido durante o 47o Seminário de SPCs e Encontro Regional Sul, realizado nesta quarta-feira (19/10), no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre (RS).

- Existe um compromisso econômico de todas as entidades representativas do varejo, mas é importante lembrar que cumprimos uma função social. Todas as CDLs, ACIs e Sindilojas exercem muito bem esse papel. Norteamos muitas atividades que ajudam no desenvolvimento social das cidades - afirmou o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, na abertura do encontro.

Um dos destaques da programação foi a apresentação de números do programa QComércio, criado com objetivo de capacitar e reconhecer o comércio que adotar o modelo de gestão da Qualidade. Desde o lançamento de sua nova fase, o programa contou com 81 empresas cadastradas e um total de 110 mil minutos de vídeos assistidos na plataforma on line. A média é de 14 vídeos assistidos por usuário, segundo o superintendente da FCDL-RS, Leonardo Neira.

- Isso significa que as pessoas estão vendo os conteúdos e permanecem interessadas. Os vídeos são curtos e atrativos fazendo com que o usuário se entusiasme com a ferramenta - disse.

A cidade de Novo Hamburgo destaca-se como líder no ranking de empresas participantes no programa, seguida de Carazinho, Caxias do Sul, Estância Velha/Ivoti, flores da Cunha, Santa Cruz do Sul, Sapiranga, Uruguaiana, Arroio do Meio, Campo Bom e São Leopoldo.

O cenário econômico também foi pauta do encontro. A crise forçou o brasileiro a fazer vários tipos de ajustes. Nesse processo a economista do SPC Brasil, Marcela Kawauti, detalhou várias etapas que o consumidor passa iniciando pela redução das despesas fora do lar, passando pela troca de produtos por marcas mais baratas e culminando no ponto mais grave para a economia que é a opção por não fazer mais a compra. Na sequência, o consultor em economia da FCDL-RS, Eduardo Starosta, falou sobre o que esperar do futuro, ressaltando que a crise não vem de hoje. Ela é histórica no país.

- Desde os anos 70 o Brasil cresce menos do que a média mundial. A estrutura política brasileira é viciada e precisa mudar a partir de agora. As causas da crise brasileira são conhecidas: arrecadação crescente, gasto público excessivo, déficit da dívida pública fora de controle, má gestão e corrupção - comentou Starosta.

Soluções do SPC para aumentar o faturamento e recomendações estratégicas para as entidades foram o tema do segundo painel. O supervisor de produtos e Cadastro Positivo do SPC Brasil, Michel Felix, apresentou dados juntamente com o gerente de relacionamento do SPC Brasil, Ronaldo Guimarães.

Durante a tarde, foi apresentado o case de sucesso do Núcleo de Mulheres Empreendedoras, da CDL Novo Hamburgo.

- Fizemos eventos âncoras com palestras e histórias inspiradoras. A partir disso, fizemos conexões com apoiadores - explicou a empresária Viviane Luckman dos Santos.

Para esta quinta-feira (20/10) são aguardadas aproximadamente duas mil pessoas para a Convenção Estadual Lojista, que ocorre também no Hotel Plaza São Rafael. A programação inicia com a palestra "Cartões de Crédito: Oportunidades e Armadilhas", do empresário e especialista da indústria de cartões de crédito, Cláudio Paes. Em seguida, o sócio da Point Of Sale, consultoria especializada em estratégias de varejo, o administrador Gerson Klein, apresenta "Design Estratégico". O presidente da Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental (SBDC), Marcus Ronsoni, é a atração posterior com o tema "Liderança na Gestão". Após o intervalo do almoço, o professor Kenny Basso mostra a importância da construção de uma relação de confiança com o cliente. Na sequência, Moacir Costa de Araújo Lima é atração falando sobre espiritualidade no mundo dos negócios. No encerramento uma das atrações mais esperadas "A Fórmula Mágica do Sucesso", ministrada pelo palestrante Mágico Renner.

A Convenção Estadual Lojista tem o patrocínio do SEBRAE-RS e Sicredi. Apoio de Café Pelé, IMED, SOS Cartões e Point of Sale.

Fonte: Imprensa FCDL/RS
Autor: Marcelo Matusiak
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: João Alves


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br