TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Economista da CDL POA comenta resultado do IPCA de novembro
   
     
 


09/12/2016

Economista da CDL POA comenta resultado do IPCA de novembro
Este é o menor índice para os meses de novembro desde 1998, quando apresentou queda de 0,12%

O índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou em novembro 0,37% para a capital gaúcha e 0,18% para o Brasil, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este é o menor índice para os meses de novembro desde 1998, quando apresentou queda de 0,12%.

Na avaliação do economista da CDL Porto Alegre, Victor Sant’Ana, uma das explicações para a diferença entre os dados local e nacional é o item “alimentação”,  que ficou em -0,20% em nível nacional e 0,12% em Porto Alegre. Para o economista, “este índice de inflação abaixo do esperado pelo mercado mostra uma tendência ainda mais clara de retorno do índice à meta. Espera-se que nos próximos dois meses o índice fique abaixo de 6,5%, que é o teto da meta de inflação”.

Em POA, o que mais puxou o IPCA para cima no mês foram os transportes, que tiveram alta de 0,69%. Nacionalmente, o que elevou o IPCA foram os preços de saúde e cuidados pessoais, que cresceram 0,57% no mês. Enquanto alimentação no domicílio foi a principal responsável pela queda no indicador nacional (com variação de -0,47%), o que contribuiu para a queda no âmbito gaúcho foi a alimentação fora do domicílio (-0,17%).

Fonte: Imprensa CDL Porto Alegre
Autor: Maria Amelia
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br