TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Vereador pede que Jardim Botânico seja caracterizado como espaço especial de interesse ambiental
   
     
 


21/02/2017

Vereador pede que Jardim Botânico seja caracterizado como espaço especial de interesse ambiental
Segundo Adeli Sell, o projeto vem reforçar a responsabilidade do município quanto a preservação do espaço

A Assembleia Legislativa aprovou em dezembro o projeto do Executivo estadual que previu o fim de seis fundações, entre elas a Fundação Zoobotânica do Estado (FZB), que administra o Jardim Botânico de Porto Alegre. Com a aprovação, as atribuições da FZB serão repassadas à Secretaria Estadual do Ambiente (Sema). A lei sancionada também reconheceu o Jardim Botânico como patrimônio ambiental do Estado.

Na semana passada, o vereador Adeli Sell protocolizou na Câmara de Vereadores, o projeto de Lei 004/17, processo 604/17 que objetiva a caracterização do local como espaço especial de interesse ambiental, com identificação de área de proteção do ambiente natural.

De acordo com o vereador, consolidar a preservação ambiental da área, respeitado os atributos de patrimônio cultural e ambiental, e estabelecer restrições ou limites de uso e ocupação do solo são de extrema importância. “Os jardins botânicos são mais que lugares agradáveis e de contemplação e visita. Apresentam coleções científicas e de exposições, realizam atividades de pesquisa, de educação ambiental e conservação da biodiversidade vegetal”

Atualmente o Jardim Botânico de Porto Alegre possui área de 39 hectares, com oito mil exemplares de 650 espécies da flora nativa do RS, sendo refúgio seguro para grande variedade de animais, além de ser sede do Museu de Ciências Naturais, órgão responsável pelas coleções científicas e de exposições, ligadas também a FZB/RS.

Para Adeli, o projeto vem reforçar a responsabilidade do município quanto a preservação do espaço; “A identificação da área de interesse ambiental, nos parâmetros do Plano Diretor da cidade, caracterizando-a da forma como propomos pode garantir a preservação da área, dando continuidade aos serviços ambientais, sociais e culturais à toda a população”, finaliza o vereador.

Conforme a bióloga e ex-diretora do Jardim Botânico, Andreia Maranhão Carneiro, o jardim botânico de Porto Alegre desempenha papel de extrema relevância na conservação da biodiversidade do Estado. “Em todo o mundo, os Jardins Botânicos são razão de orgulho dos cidadãos e dos governantes. Portanto toda a ação e posicionamento a favor da manutenção é muito bem-vinda".

Fonte: Assessoria de imprensa Adeli Sell
Autor: Andréa Sommer
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br