TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Visionários da Cidade
   
     
 


25/04/2017

Visionários da Cidade
Lançada plataforma que facilita a realização de empreendedorismo social em zonas de periferia

Em parceria com a instituição londrina Brunel University (Inglaterra), o laboratório cidadão de inovação social – TransLAB - deu início no país a Plataforma Visionários da Cidade, em Porto Alegre (RS), sua cidade sede, na favela do Morro da Cruz. A plataforma foi idealizada inicialmente através de um processo de cocriação entre as instituições e validada junto a um grupo de jovens da escola Murialdo, localizada no Morro da Cruz em Porto Alegre. O resultado dessa validação foi a formatação de um conjunto de ferramentas, disponibilizadas em uma plataforma digital, que podem auxiliar novos facilitadores no desenvolvimento de projetos de impacto social junto a jovens de periferia.

“Nosso objetivo é oferecer ferramentas que auxiliem novos facilitadores que pretendem trabalhar com grupos de pessoas de outras periferias do país. Além disso, estas ferramentas devem conduzir a criação de projetos a partir das vontades das pessoas, que sejam potenciais negócios sociais. Pretendemos expandir este projeto visando atender regiões periféricas em todo o país e até mesmo mundialmente”, ressalta Aron Krause Litvin, gestor da TransLAB.
Há quatro anos, o TransLAB desenvolve uma próxima relação com lideranças locais - educadores populares, mulheres mães, tecnólogos de software livre, grafiteiros e antigos moradores - para a execução de diferentes iniciativas focadas no empreendedorismo social, que já geraram impacto social-econômico para a região.

O Visionários pretende estimular e provocar nos participantes novas capacidades para o enfrentamento da sua realidade com a leitura de contexto e identificação de oportunidades; ferramentas de elaboração de projetos, visão de negócio social e economia colaborativa; reconhecimento de habilidades e competências dos participantes e da rede de pessoas que colabora com o projeto; estratégias de colaboração e desenvolvimento de sistemas de produtos-serviço. “O processo de encontro e descoberta com esses conhecimentos possibilita um incremento da atitude de resiliência criativa e reforça a autoestima dos participantes, ativando uma capacidade empreendedora’, afirma Liliane Basso, gestora do TransLAB.

A proposta que foi contemplada pelo Newton Fund Institutional Skills, aposta na multiplicação e compartilhamento da metodologia elaborada ao longo do processo, bem como do repertório teórico-prático adquirido. "Percebemos que existe um grande número de pessoas trabalhando em ações sociais diretamente envolvidas com jovens em periferias, são educadores, agentes sociais, lideranças comunitárias, porém, muitas vezes falta alguma direção e ferramentas para ajudar no desenvolvimento do trabalho", esclarece Daniel Caminha, gestor do TransLAB. Este material serve para a instrumentalização de ONGs (bem como os laboratórios de inovação social), Escolas, Universidades, Governo e Iniciativa Privada. Estará disponível totalmente gratuito através da plataforma digital www.visionariosdacidade.com.br, na Google Play e Apple Store.

Sobre o Programa Visionários da Cidade

O processo criativo desenvolvido em parceria entre Brunel University e TransLAB, resultou na Plataforma chamada Visionários da Cidade, que consiste em uma metodologia voltada ao desenvolvimento de projetos de impacto social. O projeto está sendo oportunizado através do Newton Fund Institutional Skills que é operado pelo British Council no Brasil. Vivido em conjunto com jovens da periferia, a metodologia é o que orienta para o desenvolvimento de um processo que pode ser customizado de acordo com as necessidades do facilitador e o perfil do grupo que estará participando. Dessa forma, todo o processo é orientado para uma prática e utiliza como abordagem norteadora o codesign, aqui entendido como uma forma de projetar através da criatividade colaborativa.

A metodologia criada será compartilhada através de um aplicativo e website, que promovem a existência de uma rede de facilitadores de grupos interessados em aplicar. Os facilitadores devem conseguir interagir uns com os outros, a partir do compartilhamento de seus planos de trabalho. O ToolKit será lançado em Abril deste ano.

Sobre o TransLAB

O TransLAB (www.translab.cc) é um laboratório cidadão de inovação social que facilita processos de co-design orientados para uma prática em inovação e empreendedorismo social. Há 5 anos trabalha com pessoas que desejam fazer algo para o desenvolvimento social da cidade. Os projetos articulam diferentes disciplinas do conhecimento. Além disso, propõe uma conexão entre universidade, governo, instituições públicas e privadas e a sociedade civil para elaboração de projetos.

Dentro das diretrizes estratégicas do TransLAB, há o objetivo de aproximar o laboratório de diferentes realidades sociais promovendo a interação criativa entre todos, também o compromisso com a geração de impacto social planejando um retorno financeiro que possa gerar renda para as ações e os envolvidos no empreendimento. 

Fonte: A + B
Autor: Anielle Pereira
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br