TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Maria Grigorova e Eduardo Knob fazem recital de violino e piano na BPE
   
     
 


25/04/2017

Maria Grigorova e Eduardo Knob fazem recital de violino e piano na BPE
A entrada é gratuita

No domingo, 30 de abril, a Biblioteca Pública do Estado (BPE) sedia o recital da violinista búlgara Maria Grigorova e do pianista portoalegrense Eduardo Knob, a partir das 17h, no Salão Mourisco. O programa inclu: "Chacone" de Tomaso Antonio Vitali (1663–1745), "Sonata nº 8, Opus 30 em G Maio - Alegro Assai, Tempo di Menuetto e Alegro Vivace" de Ludwig van Beethoven (1770-1827), "Noturno e Tarantella, Opus 28 nº 1" de Karol Szymanowski (1882-1937), "Três Prelúdios" de George Gershuwin (1898-1937) e Jascha Heifetz (1901-1987) e "Rapsódia Búlgara Vardar" de Pancho Vladigerov (1899– 1978). A entrada é gratuita.

Maria Grigorova Georgieva

Natural de Plovdiv (Bulgária) e formada pela Escola Nacional de Música de Plovdiv e Academia Musical Nacional de Sofia, em seu país, é atualmente doutoranda do Programa de Pôs Graduação em Música da UFRGS. Integrou diversas orquestras na Bulgária e no Brasil, como Sinfônica Hascovo, Filarmônica Vidin, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e Amazonas Filarmônica (AF), onde exerceu o cargo de spalla e concertinho. Participou como violinista nos festivais: Amazonas de Opera em Manaus, Festival do Teatro de Paz em Belém, Festival de Canção de Itaquatiara (FECANI) e Festival Folclórico de Parintins. Atuou como solista da Filarmônica Plovdiv-Bulgária, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto(SP), Amazonas Filarmônica e Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA). Lecionou na Sociedade Litero Musical, Ribeirão Preto- SP, Centro de Artes da Universidade do Amazonas, Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, Manaus e na Universidade do Estado do Amazonas.

Desde 2010 integra o corpo docente do Curso de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Participou em espetáculos e gravações de CDs e DVDs de musica popular :grupo Raízes Caboclas, Tiago de Mello, Arlindo Junior, Boi Bumba Garantido, projeto Pela Margem, entre outros. Foi membro fundador do quarteto Violinata com qual atuou entre 1998 e 2002. Realizou o projeto História da Sonata (2007-2013), série de concertos votlados à popularização da sonata . Como pesquisadora, direciona seu trabalho aos assuntos da vida musical na região amazônica. Em 2013 o projeto de sua equipe foi premiado pela FUNARTE, Prêmio de Música Brasileira , que resultou em publicação do livro e CD “Seu Dídico, um Mestre do Beiradão” em 2015. Atualmente sua pesquisa em andamento trata sobre a presença dos músicos búlgaros na vida musical de Manaus. Em 2016 recebe pela Academia Amazonense de Letras a Medalha do Mérito Cultural Péricles Moraes 2016, categoria Artes.

Eduardo Knob

Natural de Porto Alegre, graduou-se Bacharel em Música em 2009, no Instituto de Artes da UFRGS. Teve suas classes de piano com a Prof.ª Dra. Cristina Capparelli Gerling, com quem também produziu notas de programa para a OSPA nas temporadas de 2007 e 2008, quando foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq. De 2009 a 2010, participou do projeto “Quatuor en Contact”, cujo orientador foi o Prof. Dr. Fredi Gerling, em que foi executada música de câmara, como os Quintetos de Dvoräk e de Brahms, sem o auxílio visual da partitura. Desde que se graduou bacharel, tem produzido um volumoso trabalho como camerista e pianista colaborativo, ao lado de músicos de destaque internacional. Foi convidado pela pianista Tali Morgulis (Israel/Ucrânia) a juntar-se ao seu estudio, de 2011 a 2013, na Moores School of Music, parte da prestigiada University of Houston (Texas). Nesta instituição, ministrou aulas de piano para alunos de graduação e formou-se Master of Music, com enfoque na performance de piano. Atualmente, participa ativamente em atividades artísticas e festivais pelo Brasil. É frequentemente requisitado para tocar juntamente com a Orquestra de Câmara da Ulbra, OSPA e Unisinos Anchieta. Trabalhou como pianista do Coro Sinfônico da OSPA, coral Unisinos e da Orquestra Unisinos Anchieta. Recentemente também integrou o corpo de profissionais do Festival Internacional SESC de Música em Pelotas. edições de 2015 e 2016.

Vencedor de pelo menos 10 concursos nacionais e internacionais de piano, Eduardo destacou-se já em 2000, com o primeiro lugar no VIII Concurso Nacional de Piano Magda Tagliaferro, evento em que foi condecorado como Melhor Intérprete de Bach. Em 2005, ainda com 15 anos de idade, venceu o Concurso Jovens Solistas da OSPA. Em 2006, participou do Concurso Claudio Arrau, no Chile, onde recebeu o prêmio de melhor intérprete de obra latino-americana. Em 2007, destacou-se no Festival de Música de Santa Catarina (FEMUSC), juntamente com seu colega Luís Fernando Rayo, formando o duo vencedor do Concurso Saint-Säens, naquele mesmo festival. Em 2008, venceu o disputado concurso de piano Bauru-Atlanta Competition, e, em março de 2009, realizou um recital na Georgia State University, em Atlanta. Durante o período em que esteve se aperfeiçoando nos Estados Unidos, atuou com frequência como recitalista nas salas de concerto do estado do Texas. Dentre esses compromissos, destaca-se o recital solo a convite da Houston Symphony League, em 2011, e sua participação especial na abertura do Festival de Música Internacional da Fundação Fullbright, em 2012, na Universidade de St. Thomas.

Serviço:

Dia: 30 de abril de 2017 (domingo)
Hora: 17h
Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190).
Contato: Com Maria Grigorova (michka07@hotmail.com)

Entrada franca.

Fonte: Biblioteca Público Estado RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Leandro Rodrigues


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br