TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Ospa distribui senhas para concerto gratuito no Araújo Vianna
   
     
 


26/04/2017

Ospa distribui senhas para concerto gratuito no Araújo Vianna
O evento, regido pelo maestro Evandro Matté, contará com a participação dos Irmãos Machado, dupla que conquistou o Brasil depois da participação de Thomas Machado no programa The Voice Kids

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre dá um bom motivo para os porto-alegrenses permanecerem na capital gaúcha no feriadão do dia 1º de maio. O seu primeiro concerto do ano no Auditório Araújo Vianna, marcado para o dia 30 de abril, domingo, às 18h, trará à baila música de dança e a participação de dois convidados muito especiais. Os Irmãos Machado, dupla formada por Eduardo (9 anos) e Thomas (16 anos) Machado, faz sua estreia com uma orquestra. Thomas é o vencedor da mais recente edição do programa The Voice Kids. A entrada é franca mediante doação de um quilo de alimento não-perecível que será doado ao Banco de Alimentos de Porto Alegre. As senhas serão distribuídas a partir de sábado, dia 29, da seguinte forma:

Distribuição de senhas:

Sábado, dia 29/04, das 9h às 17h, na bilheteria do Auditório
Domingo, dia 30/04, das 9h às 18h, na bilheteria do Auditório
Cada pessoa poderá retirar duas senhas.

O concerto integra a Série Araújo Vianna da Ospa, patrocinada pelo Banrisul, e terá a regência de Evandro Matté, maestro e diretor artístico da orquestra. A Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre é parceira na promoção da Série.

Sobre o programa

“Selecionamos algumas das composições mais brilhantes do repertório sinfônico, inspiradas em ritmos de dança, incluindo obras que trazem elementos folclóricos”, afirma o maestro Evandro Matté. A “Dança Eslava nº 8” de Antonín Dvorák (1841-1904), a “Valsa do Imperador” de Johann Strauss II (1825- 1899), a “Dança Húngara nº 5” de Johannes Brahms (1833-1897), a “Dança Brasileira nº 1” de Camargo Guarnieri (1907-1993) e a “Dança do Sabre” de Aram Khachaturian (1903-1978) formam o mosaico sonoro de culturas no início da apresentação.

Depois, os Irmãos Machado sobem ao palco para interpretar peças conhecidas dos gaúchos: “Céu, Sol, Sul”, de Leonardo (1938-2010) e “Querência Amada”, de Teixeirinha (1927-1985). A brasilidade também está no repertório dos jovens músicos. Com a orquestra, eles tocam ainda “Asa Branca” de Luiz Gonzaga (1912-1989) e Humberto Teixeira (1915-1979).

Por fim, a mais prestigiada obra de Maurice Ravel (1875-1937) será interpretada. O “Bolero”, originalmente composto para balé, é caracterizado pela melodia que, a cada repetição, vai ganhando novos jogos de timbres e instrumentos.

- A apresentação é a primeira da Série Araújo Vianna 2017. Lançada em 2015, a série resulta de uma parceria entre a Fundação Ospa e as secretarias Municipal de Cultura e Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. O seu objetivo é apresentar nomes da música popular gaúcha e nacional em parceria com a Ospa, dando assim continuidade a um histórico de apresentações da orquestra no Auditório Araújo Vianna iniciado em 1954 pelo próprio fundador da Ospa, o maestro Pablo Komlós. O Banrisul é o apresentador oficial da Série.

Sobre o maestro

Evandro Matté é diretor artístico e maestro da Ospa; diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas; e diretor artístico e maestro da Orquestra Unisinos Anchieta. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do RS, na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Trompetista da Ospa desde 1990, é também coordenador cultural da UNISINOS e pós-graduado em Gestão Empresarial. Esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, República Checa e Alemanha. É coordenador do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música.

Sobre os solistas | Irmãos Machado

No dia-a-dia, são crianças como todas as outras: estudam, gostam de jogar bola e andar de bicicleta. Mas, entre as ‘’atividades’’ prediletas de Thomas, 8 anos, e de Eduardo, 15 anos, está a de brincar de ser gaiteiro.
Os dois já subiram ao palco com o conjunto Os Monarcas, e desde então foram apadrinhados pelo mestre Gildinho, que apaixonado pelo talento dos irmãos, vem incentivando o dueto a tocar e cantar as músicas que falam do Rio Grande.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Rio Grande do Sul (Sedactel/RS). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp e Enerfín/Ventos do Sul. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel/RS.

Concerto da Série Araújo Vianna

Quando: 30 de abril, domingo, às 18h
Onde: Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, s/nº – Redenção)

ENTRADA FRANCA MEDIANTE DOAÇÃO DE UM QUILO DE ALIMENTO NÃO-PERECÍVEL

Distribuição de senhas:
Sábado, dia 29/04, das 9h às 17h, na bilheteria do Auditório
Domingo, dia 30/04, das 9h às 18h, na bilheteria do Auditório
Cada pessoa poderá retirar duas senhas.

PROGRAMA

Antonín Dvorák: Dança Eslava nº 8
Johann Strauss II: Valsa do Imperador
Johannes Brahms: Dança Húngara nº 5
Mozart Camargo Guarnieri: Dança Brasileira nº 1
Aram Khachaturian: Dança do Sabre
Jader Moreci Teixeira (Leonardo): Céu, Sol, Sul | Solistas: Thomas Machado e Eduardo Machado
Vitor Mateus Teixeira (Teixeirinha): Querência Amada | Solistas: Thomas Machado e Eduardo Machado
Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira: Asa Branca | Solistas: Thomas Machado e Eduardo Machado
Maurice Ravel: Bolero

Regente: Evandro Matté
Solistas: Irmãos Machado (voz e acordeon)

Fonte: Ospa
Autor: Mariana da Rosa
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br