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Grupo CNova Marketplace usa padrão GS1 para identificação de produtos no canal online
   
     
 


18/05/2017

Grupo CNova Marketplace usa padrão GS1 para identificação de produtos no canal online
Os portais de e-commerce do Extra, Casas Bahia, Ponto Frio e Cdiscount requisitam de seus fornecedores a identificação de itens por meio do GTIN – Número Global de Item Comercial

Os benefícios da padronização para identificar produtos estão na mira do comércio eletrônico. O principal motivo é a correta identificação do item que está sendo comprado online para evitar falhas como, por exemplo, o envio de produtos errados ao consumidor. O crescimento do e-commerce no Brasil em 2016 foi de 7,4% e há a expectativa de 12% de crescimento nominal para 2017, segundo estudos da consultoria Webshoppers. Índices como esses consolidam a importância do uso da identificação de itens padronizados nesse canal. Na Black Friday de 2016 as vendas atingiram R$1,9 bilhão, sendo que os Correios registraram um índice de 5,47% de devolução de produtos – uma das causas certamente é “o produto que comprei não foi o que recebi”.

A relevância da identificação foi comprovada pelo estudo realizado pela GS1 Brasil “Ecossistema Omnichannel: A visão de consumidores e empresas no Brasil”, quando 79% dos consumidores entrevistados concordaram que o código de referência do produto deve ser o mesmo em qualquer ponto de contato, seja loja física, seja virtual. De olho nessas estatísticas, o grupo CNova Marketplace, que opera no e-commerce as bandeiras Extra, Casas Bahia, Ponto Frio e Cdiscount, adotou o GTIN (Número Global de Item Comercial) em suas plataformas de negócios. O GTIN (conhecido também por código EAN) é o número de identificação único e exclusivo para cada item comercial. Desenvolvido e controlado pela GS1 Brasil, é representado nas embalagens de produtos pelo código de barras, bem conhecido dos consumidores.

O uso do GTIN passa a conferir mais precisão e agilidade à prestação de serviço da Cnova no canal online, já que compras online têm uma contínua e crescente demanda. Para se ter ideia do volume, em 2016 48 milhões de pessoas efetivaram compras pelo e-commerce – praticamente um quarto da população brasileira. E, para que todo o sistema seja eficiente, a CNova requisita o uso do GTIN pelos seus fornecedores nas categorias de produtos mais vendidas, como condicionadores de ar e ventilação, áudio, automotivo, beleza e saúde, cine e foto, DVDs e Blu-Ray, eletrodomésticos, eletroportáteis, esporte e lazer, ferramentas, games, informática, linha industrial, livros, móveis, tablets, telefones, celulares e TVs.

Ter acesso a esse tipo de controle é fundamental para a companhia, pois, juntas, as quatro bandeiras recebem mais de 65 milhões de visitantes por mês. Para o consumidor, o uso do GTIN garante que suas consultas trarão sempre o resultado exato do item que ele procura, o que evita erros de interpretação das informações que os websites expõem. Numa comparação de preços, por exemplo, ao usar o GTIN como identificador, o consumidor obterá informações precisas sobre aquele item específico, sem receber ofertas de produtos similares ao que procura.

Globalmente diversas empresas do e-commerce usam o GTIN como referência básica de itens para transações no canal online. Entre elas, Alibaba, Google Shopping, eBay e Amazon..

Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org. 

Fonte: DFreire
Autor: Cristine Pires
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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