TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Fecombustíveis não apoia aumento dos impostos
   
     
 


21/07/2017

Fecombustíveis não apoia aumento dos impostos
A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) considera lamentável o aumento nas alíquotas do PIS/Cofins sobre os combustíveis pelo governo federal

Os empresários do setor estão sobremaneira penalizados com a crise econômica, queda nas vendas dos combustíveis, aumento dos custos operacionais e elevação das fraudes no setor.

A Fecombustíveis ressalta que os preços são livres em todas as etapas (produção, distribuição e revenda), cabendo aos agentes determinar seus preços com base em suas estruturas de custo. Entretanto, é importante manter a sociedade informada sobre alterações ocorridas em outros elos do mercado de abastecimento, evitando assim que os postos de combustíveis, face mais visível dessa complexa cadeia, sejam responsabilizados por aumentos que lhes forem repassados.

Ultimamente, as mudanças neste segmento têm sido frequentes. A Petrobras alterou sua política de preços e tem reajustado seus preços nas refinarias diariamente. Vale ressaltar que os postos de combustíveis compram combustíveis das companhias distribuidoras, e não das refinarias. Os custos nos postos dependem do repasse dos aumentos pelas distribuidoras. Os impostos são recolhidos na produção e distribuição, sendo embutidos na composição de custos da gasolina, óleo diesel e etanol, que, por sua vez, são adquiridos pela revenda de combustíveis.

A verdade é que todos nós, brasileiros, estamos pagando um preço muito alto pela extensão da crise econômica. Especificamente no segmento da revenda de combustíveis, boa parte dos empresários dos postos de combustíveis, formado em sua maioria por pequenos empreendedores familiares, estão passando seus negócios adiante por falta de sustentabilidade financeira em virtude do achatamento da rentabilidade. O receio é de que com o aumento dos impostos, a situação do setor se complique ainda mais. E o que é pior, mesmo com a suposta arrecadação do governo de R$ 10,4 bilhões para este ano, o sacrifício da população e dos empresários, ainda não será o suficiente para colocar contas do governo em ordem.

Sobre a Fecombustíveis

Fundada em 20 de julho de 1960, a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) é formada por 34 sindicatos patronais e a Abragás que representa os interesses de 41.689 postos revendedores de combustíveis que atuam em todo o território nacional, 359 TRRs e 65 mil revendedores de GLP, além do mercado de lubrificantes. Filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Fecombustíveis faz parte da Comissão Latino-Americana de Empresários de Combustíveis (CLAEC).

Fonte: Fecombustíveis
Autor: Assessoria de Comunicação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br