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Mais de 58 mil empresas do País apostam em automação para alavancar os negócios
   
     
 


25/09/2017

Mais de 58 mil empresas do País apostam em automação para alavancar os negócios
Cresce a busca por soluções da GS1 Brasil para aprimorar a gestão no mundo corporativo

Para que negócios possam evoluir com organização e segurança, cada vez mais empresas apostam nos padrões globais de identificação. No País, mais de 58 mil companhias de todos os portes estão associadas à Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, entidade sem fins lucrativos responsável por padrões globais de identificação, para ter acesso às normatizações que vigoram em todo o mundo. A numeração única e oficial dá identidade a cada produto em toda a cadeia de suprimentos.

O vídeo institucional lançado pela entidade, que pode ser assistido no canal da GS1 Brasil no Youtube (em https://www.youtube.com/watch?v=tgFvGmxh0lA) destaca as padronizações que estão sob o guarda-chuva da GS1 no mundo. Somente no País, os associados representam cerca de 20% do PIB do Brasil e 20 setores da economia – tanto físicos como on-line - e são responsáveis por gerar 15% dos empregos formais.

Uma das ferramentas que tem sido cada vez mais procurada é o Cadastro Nacional de Produtos, que auxilia na gestão e o controle da numeração de mercadorias cadastradas nos padrões globais.  A plataforma permite, por exemplo, reunir em um mesmo local diversas informações sobre o produto, facilitando a gestão. Além disso, tem a grande vantagem da mobilidade, uma vez que pode de ser utilizado de qualquer local que tenha acesso à internet. Tudo isso sem qualquer custo adicional. O associado também tem a opção de cadastrar mais de um usuário para gerenciar a ferramenta e realizar o controle da numeração de produtos, gerar etiquetas e extrair relatórios, entre outras funcionalidades.

O sistema é fácil de usar por ter uma interface amigável. Ali, estão as listas de produtos em ambiente web, o que possibilita consultas mais rápidas e evita que as listas armazenadas apenas nos computadores sejam perdidas.  Os dados que estão armazenados no CNP contribuem para todos os elos da cadeia de suprimentos, conectando ainda mais empresas, parceiros e consumidores. Além disso, podem identificar as empresas responsáveis pelos produtos.

E praticidade e conveniência são palavras de ordem para o consumidor do século XXI, que não abre mão de uma nova experiência de compra, seja na loja ou via e-commerce, mobile commerce, TV commerce ou social commerce. O varejo, atento a essa demanda, tem investido em tecnologia para atender ao cliente omnichannel – que quer ter acesso a todos os canais de atendimento.

Como as opções de venda se fragmentaram, os varejistas têm o desafio não apenas de atingir clientes em novos mercados, mas também de gerir os diferentes bancos de dados específicos de cada transação comercial. Ter uma fonte  única e oficial de informações de  produto, baseado em padrões globais, passa a ser um fator essencial nesse processo, pois permitem ganhos de eficiência entre os parceiros comerciais no elo de abastecimento físico e nas operações de venda. “Além disso, o padrão GS1 incorporado ao produto permite fornecer informações relevantes e confiáveis em toda a cadeia de suprimentos e assegura a coerência e o rigor dos dados prestados aos consumidores sobre qualquer produto”, explica o presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira.

Além de esperar a mesma experiência de compra em todos os canais de atendimento de uma empresa, o consumidor também exige cada vez mais informações sobre os produtos que está adquirindo. “As pessoas querem saber a procedência do que estão comprando, os parceiros comerciais precisam de informações mais específicas dos produtos: peso, largura, configuração de caixa, NCM, imagens, sites entre outras”, diz Marcelo Sá, executivo de negócios da GS1 Brasil. Novamente, a identificação padronizada é a chave para encontrar todas essas informações que estão cadastradas no CNP.  

A evolução do comportamento do consumidor e sua relação com o varejo

Antes, a relação do consumidor era com um único ponto de venda, chamado de singlechannel. A evolução do varejo deu ao consumidor opções de canais de compra, mas sem relação entre si, o multichannel. O crosschannel demonstra que um mesmo fornecedor já oferece multiplataformas de vendas, mas a experiência de compra não é a mesma em todas elas. No omnichannel, a marca deve estar alinhada com as expectativas do consumidor em todos os canais em que está presente. Por isso, a importância de um padrão único e oficial, pois as informações que navegam em toda rede varejista devem estar consistentes para atender a necessidade final do consumidor com eficácia.

Sobre a GS1 Brasil

A GS1 Brasil - Associação Brasileira de Automação é uma organização sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos, tem seu padrão adotado em 150 países e possui sedes em 112 deles. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58,5 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org.

Fonte: Imprensa GS1
Autor: Cristine Pires
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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