TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Zona Franca Vale dos Vinhedos avança em Brasília
   
     
 


21/10/2017

Zona Franca Vale dos Vinhedos avança em Brasília
Projeto de lei do Deputado João Derly é levado à Câmara Federal por comitiva de quatro prefeitos e diretores da Aprovale, recebendo apoio de parlamentares e do Presidente Rodrigo Maia

Alavancar o desenvolvimento sustentável do Vale dos Vinhedos, fixar o pequeno produtor em seu vinhedo, incentivar a venda de vinhos brasileiros e fortalecer o enoturismo são as quatro premissas fundamentais da Zona Franca Vale dos Vinhedos, proposta que a partir de agora, na forma de projeto de lei, ganha corpo junto ao governo federal. Durante dois dias, uma comitiva composta por parlamentares, prefeitos e empresários apresentou o pleito na Câmara dos Deputados, em Brasília. “Sou favorável e tratarei o tema com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Guardia”, declarou o Deputado Rodrigo Maia ao reunir-se com os integrantes da comitiva em audiência concedida no gabinete da Presidência da Câmara.

A audiência foi solicitada pelo Deputado João Derly (Rede/RS), que encampou a iniciativa e está redigindo o projeto de lei para a criação da Zona Franca Vale dos Vinhedos. A comitiva do Rio Grande do Sul foi liderada pelo prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin e pela Diretora da Aprovale, Deborah Villas-Bôas Dadalt, que detalharam ao Presidente da Câmara os benefícios diretos e indiretos que a isenção de impostos sobre a venda de vinhos no varejo poderá trazer a toda a cadeia do vinho, especialmente ao pequeno produtor. “A redução no preço da garrafa pode chegar a 54% se isentos impostos municipais, estaduais e federais. Se aplicada por um período de doze anos como propõe nosso projeto, garantiremos principalmente que as cantinas familiares e os pequenos vitivinicultores tornem-se competitivos, praticando valores muito mais atraentes para os turistas, que buscarão a região não apenas pelo passeio, mas para efetivamente comprar excelentes vinhos brasileiros. Esta lei será decisiva para fixar nosso produtor no vinhedo e perpetuar a saudável diversidade de oferta entre grandes e pequenas vinícolas no Vale dos Vinhedos”, explanou Deborah.

Os prefeitos de Garibaldi, Antônio Cettolin e de Monte Belo do Sul, Adenir José Dallé ambos municípios que com Bento Gonçalves integram os Vale dos Vinhedos, contaram também com a presença de Gilnei Flor, Prefeito de Santa Tereza, que declarou apoiar o pleito pois “com certeza uma zona franca de vinhos promoverá desenvolvimento em toda a Serra Gaúcha, não apenas na área demarcada”. A comitiva ainda contou com o empresário Aldemir Dadalt, membro do Conselho Superior da Aprovale, o Vereador Eduardo Virissimo e o Deputado Federal Luis Carlos Heinze, ambos do PP-RS, o assessor Jefferson Aires Viana e o próprio Deputado João Derly. 

Fonte: DOC
Autor: Taís Dihl
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: J. Batista


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br