TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Ospa apresenta ‘Festival Tangos’ no Araújo Vianna
   
     
 


14/11/2017

Ospa apresenta ‘Festival Tangos’ no Araújo Vianna
Sob regência de Arthur Barbosa, a orquestra prepara um grande concerto gratuito com clássicos do estilo musical

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) preparou uma fina seleção de tangos para o seu próximo concerto no Auditório Araújo Vianna. No dia 19 de novembro, domingo, às 11h, obras de consagrados compositores do estilo musical ganham roupagem especial em arranjos orquestrais. A regência fica a cargo do maestro Arthur Barbosa. O solista convidado da exibição é o músico, arranjador e regente uruguaio Carlitos Magallanes, referência no gênero, que já se apresentou ao lado de Fito Páez, Hique Gomez, Família Lima e Paula Fernandes. Os dançarinos Marlise Machado e Maurício Miranda fazem performances a partir da trilha sonora. Na ocasião, a sinfônica homenageia os 100 anos de "La Cumparsita", música considerada o "tango dos tangos" e reverenciada no mundo inteiro. A entrada é franca com distribuição de senhas (informações a seguir).

O Banrisul é o apresentador oficial da Série Araújo Vianna de concertos da Ospa, e a Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre é parceira na promoção da Série.

Sobre o Programa

Carlitos Magallanes toca bandoneón, um instrumento de palhetas livres semelhante a um pequeno acordeão muito utilizado no tango. No concerto da Ospa, ele será acompanhado por Dunia Elias (piano) e Patricia Magallanes (voz). Eles participam da interpretação das quatro primeiras músicas do programa: "Nocturna", de Julián Plaza (1928-2003) e "El Dia que Me Quieras", de Carlos Gardel (1890-1935), além de “Adios Nonino” e “Balada para un loco”, de Astor Piazzolla (1921-1992).

Nas mãos de Piazzolla, o tango argentino deixou de ser apenas música de salões de baile e passou a estar presente nas salas de concerto. Ele revolucionou o tango introduzindo elementos do jazz e da música erudita nas composições. Dele, a Ospa apresenta, ainda, “Inverno Porteño”, “Oblivion” Revisitado (com solos de Emerson Kretschmer, violinista da Ospa), “Primavera Porteña” e “Verano Porteño”.

Peças de outros nomes lendários do gênero, como “Tanguera” de Mariano Mores (1918-2016), “Remembranzas” de Mario Melfi (1905-1970) e “La Trampera” de Aníbal Troilo (1914 - 1975), também integram o repertório do espetáculo. Por fim, a sinfônica brinda o público com "La Cumparsita", tango de Matos Rodriguez (1897-1948) que é hino popular e cultural do Uruguai e que, em 2017, completa 100 anos.

Os arranjos são de Carlos Garofali, Alejandro Drago e Arthur Barbosa.

Distribuição de senhas:
Sábado, dia 18/11, das 10h às 17h, na bilheteria do Auditório
Domingo, dia 19/11, das 8h às 11h, na bilheteria do Auditório
Cada pessoa poderá retirar duas senhas.

Sobre a Série Araújo Vianna

Lançada em 2015, a série resulta de uma parceria entre a Fundação Ospa e as secretarias Municipal de Cultura e Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. O seu objetivo é apresentar nomes da música popular gaúcha e nacional em parceria com a Ospa, dando assim continuidade a um histórico de apresentações da orquestra no Auditório Araújo Vianna iniciado em 1954 pelo próprio fundador da Ospa, o maestro Pablo Komlós.

Sobre o maestro

Arthur Barbosa é compositor, regente, violinista e arranjador. Integra a Ospa desde 1998. Iniciou seus estudos de violino com Alberto Jaffé e foi aluno de Rafael Garcia e Yerko Tabilo. Como violinista, possui uma vasta experiência orquestral, inclusive como spalla, tendo tocado em mais de dez orquestras profissionais como a Sinfônica da Paraíba, a Municipal de Campinas, a Filarmônica de Santiago (Chile) e a de San Luis (Argentina). Em 1999, começou a estudar regência. Como maestro, é frequentemente convidado de orquestras no Brasil, nos Estados Unidos e Europa. Desde fevereiro de 2012, é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza (CE) e, desde março de 2014, é regente da Ospa Jovem – Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Ospa. É também um dos fundadores e principal regente do projeto “Terra Symphony Orchestra” em Nova York. Desde 2013 atua como regente naquela cidade. Entre 2015 e 2016, foi membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Brasil.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Rio Grande do Sul (Sedactel/RS). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp, Enerfín/Ventos do Sul e Audio Porto. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel/RS.

Concerto da Série Araújo Vianna | Festival Tangos

Quando: 19 de novembro, domingo, às 11h
Onde: Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, s/nº – Redenção)

ENTRADA FRANCA

Distribuição de senhas:
Sábado, dia 18/11, das 10h às 17h, na bilheteria do Auditório
Domingo, dia 19/11, das 8h às 18h, na bilheteria do Auditório
Cada pessoa poderá retirar duas senhas.

Programa

Julian Plaza: Nocturna
Carlos Gardel: El dia que me quieras
Astor Piazzolla: Adios Nonino
Astor Piazzolla: Balada para un loco
Mariano Mores: Tanguera
Mario Melfi: Remembranzas
Astor Piazzolla: Inverno Porteño
Astor Piazzolla: Oblivion (Revisitado) | Solos: Emerson Kretschmer (violino)
Astor Piazzolla: Primavera Porteña
Anibal Troilo: La Trampera
Astor Piazzolla: Verano Porteño
Matos Rodriguez: La Cumparsita

Arranjos: Carlos Garofali, Alejandro Drago e Arthur Barbosa

Regente: Arthur Barbosa
Solistas: Carlitos Magallanes (bandoneón), acompanhado por Dunia Elias (piano) e Patricia Magallanes (voz) 

Fonte: Ospa
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br