TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Presidente detalha reforma da Previdência em reunião com governadores
   
     
 


22/11/2017

Presidente detalha reforma da Previdência em reunião com governadores
Sartori participou de reunião com presidente, ministros e colegas de outros estados no Palácio da Alvorada

O governador José Ivo Sartori participou nesta quarta-feira (22), em Brasília, de reunião de governadores convocada pelo presidente Michel Temer. No encontro de trabalho, no Palácio da Alvorada, o governo federal detalhou a necessidade de aprovar a reforma da Previdência, que pode mudar as regras de aposentadoria do país. Os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, do Trabalho, Ronaldo Nogueira, da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o secretário da Previdência, Marcelo Caetano, acompanharam a reunião.

Um novo texto sobre o tema deve ser apresentado na íntegra pelo presidente aos parlamentares da base aliada, na noite desta quarta. A nova versão, mais enxuta, será detalhada pelo relator da reforma, Arthur Oliveira Maia. Temer também já se reuniu com prefeitos, ligados à Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

O déficit da Previdência é o maior problema do Rio Grande do Sul em termos de equilíbrio fiscal. Chegou a quase R$ 9 bilhões em 2016, o que corresponde a mais de 28% da Receita Corrente Líquida. É uma despesa maior do que investimentos em saúde e segurança. "Por isso o esforço do nosso governo em aprovar a Previdência Complementar no Estado, em vigor há mais de um ano. Saímos na frente e percebemos a crise muito antes de outros estados. Estamos fazendo o dever de casa", afirmou Sartori.

Sobre as reformas propostas pela União, o governador destacou que o momento exige mudanças que atendam as necessidades de toda a sociedade, e não apenas a um determinado grupo. "Governamos para todos e a linha é preservar direitos adquiridos e buscar promover a justiça social. Assim como na esfera federal, onde o governo vem trabalhando em reformas importantes, nosso Estado passa por um momento crucial, no qual muitas mudanças têm sido implementadas", argumentou. "É preciso muita coragem para fazer as transformações que todos sabem que são necessárias. São remédios amargos, mas a história será justa com a tentativa de recolocar o país nos trilhos", acrescentou.

Recuperação fiscal

O governador aproveitou para lembrar que a adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) está nas mãos dos 55 deputados estaduais. O governo gaúcho protocolou na terça-feira (21), na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei Complementar (PLC) que autoriza o Estado a aderir à proposta da União de ajuda aos estados em situação de calamidade financeira. "A travessia não se faz com discursos fáceis e soluções mágicas, mas com passos firmes e responsáveis, mesmo enfrentando os mais diversos tipos de desgastes, pessoais e políticos", concluiu.

Sartori também aproveitou o contato com os ministros da Fazenda e da Casa Civil para tratar sobre os encaminhamentos da venda de ações do Banrisul. No início de outubro, o governo gaúcho anunciou a venda de 49% das ações ordinárias (com direito a voto) do banco, como parte do pacote de ajuste fiscal do RS em tratativa com a União. A expectativa é de que a efetivação da venda ocorra até o final do ano.

Também participaram do encontro os governadores Luiz Fernando Pezão (RJ), Simão Jatene (PA), Geraldo Alckmin (SP), Marconi Perillo (GO), Pedro Taques (MT), Robinson Faria (RN), Raimundo Colombo (SC), Jackson Barreto (SE), Reinaldo Azambuja (MS), Confúcio Aires Moura (RO), Marcelo Miranda (TO), Suely Campos (RR); os vice-governadores César Colnago (ES), Ligia Feliciano (PB) e João Bosco Saraiva (AM); e o líder do governo no Senado, Romero Jucá.

Fonte: Secom
Autor: Gabriela Alcantara, de Brasília. Edição: Gonçalo Valduga/Secom
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br