TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Rede sustentável: Mais de 48 mil kg de resíduos são transformados em arte
   
     
 


22/11/2017

Rede sustentável: Mais de 48 mil kg de resíduos são transformados em arte
Programa Envolva-se Sesc apresentou resultados 2017, na noite desta terça-feira (21), além da nova marca e de homenagear as empresas doadoras e entidades sociais participantes

“Agora, tenho uma nova vida! Sou uma artesã!”, disse Juliana Machado, 33 anos, moradora do bairro Restinga, em Porto Alegre, e que há 3 meses começou a participar das oficinas do Programa Envolva-se Sesc. Ela está entre as mais de 1,7 mil pessoas que foram capacitadas, ao longo deste ano, a partir de cursos e palestras com foco no aproveitamento de resíduos e sua devida transformação em arte. Na noite desta terça-feira (21/11), o Sistema Fecomércio-RS/ Sesc reuniu empresas doadoras, entidades sociais e parceiros para a apresentação dos resultados de 2017 do Programa, além de sua nova logomarca.

As 104 entidades sociais participantes do Envolva-se Sesc, em 2017, receberam mais de 48 mil quilos de resíduos para a confecção de artigos comerciáveis. A partir de 111 ações educativas, como oficinas, cursos e palestras, as mais de 1,7 mil pessoas foram capacitadas para a geração de renda. É o caso das integrantes do Projeto Amor da Restinga, que tiveram o primeiro contato com o Envolva-se há 3 meses e agora já estão comercializando tapeçarias e eco-bijus. Alguns destes artigos foram expostos durante o Encontro da Rede de Solidariedade do Programa Envolva-se Sesc e Juliana, participante do projeto na Restinga, falou sobre este momento: “Já há algum tempo estava sem perspectiva alguma, preocupada em ampliar a renda para cuidar do meu filho, e foi aí que surgiu o Projeto Amor e com ele veio, também, o Envolva-se Sesc. Nunca tinha imaginado em ser artesã e agora já estou até recebendo encomendas”.

Segundo o diretor regional do Sesc/RS, Luiz Tadeu Piva, a instituição tem procurado aprimorar o Programa constantemente, sempre atentos a tendências. “O grande valor do Envolva-se é oportunizar este ganho com a aprendizagem. É imensurável o quanto o Programa agrega valor à vida de cada pessoa”, comentou.

Durante o evento, também foi apresentada a nova logomarca do Programa. “Com a contribuição de participantes do Envolva-se, extraímos informações para esta reformulação. Dos depoimentos, vieram elementos ricos para esta construção, como a paixão das pessoas que fazem e também das que conduzem os trabalhos; a rede, pois se trata de uma ação conjunta; e de se enfatizar o Sesc, como realizador. Então, na noite de hoje, estamos aqui celebrando toda esta paixão e o trabalho desenvolvido em rede pelo Envolva-se”, disse o gerente do Sesc Comunidade, Eduardo Danilo Schmitz.

Sobre o Programa Envolva-se Sesc - É uma rede de solidariedade que atua em prol da sustentabilidade ambiental e a partir de três pilares: as empresas doadoras de insumos e matéria prima; as entidades sociais que transformam a matéria prima em arte; e o Sesc que realiza a mediação entre os parceiros do Programa, dando apoio logístico e disseminando conhecimentos a partir de ações educativas.

Em 2017, foram capacitadas mais de 1,7 mil pessoas em Porto Alegre e Região Metropolitana, em 104 entidades sociais cadastradas por meio da realização de 111 ações educativas. As 37 empresas parceiras doaram mais de 48 mil quilos de material, como retalhos de tecidos, persianas, uniformes e aviamentos, que se transformaram em pufes, almofadas, decoração, bolsas, sacolas, entre outros. Mais informações podem ser obtidas em www.sesc-rs.com.br/envolvase

Fonte: Assessoria de comunicação e marketing SESC/RS
Autor: Luiza Menezes
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Marcos Nagestein


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br