TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
São Leopoldo recebe 13ª edição do Aldeia Sesc Capilé em maio
   
     
 


19/04/2018

São Leopoldo recebe 13ª edição do Aldeia Sesc Capilé em maio
O destaque da programação são os artistas capilés e a comunidade pode conferir tudo com entrada franca

A primeira semana de maio vai ser de movimentação cultural em São Leopoldo com a 13ª edição do Aldeia Sesc Capilé. De 1º a 06 de maio, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com apoio da Prefeitura e do Sindilojas São Leopoldo, dá destaque a artistas capilés tanto do teatro, quanto da área do circo, da música e da dança. Toda a programação tem entrada franca. Mais informações pelo telefone (51) 3592-2129, no site www.sesc-rs.com.br/sao_leopoldo e na página www.facebook.com/sescsaoleopoldo.

Para abrir a semana de atrações, no sábado (28/04), acontece o tradicional Cortejo do 13ª Aldeia Sesc Capilé na Avenida Independência, a partir das 10h, com saída da esquina João Neves da Fontoura. De 1º a 06 de maio, as atrações se concentram no Sítio Histórico Museu do Trem (Rua Lindolfo Collor, 40). Veja a programação completa abaixo.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte - Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

13º Aldeia Sesc Capilé

28 de abril: Cortejo na Av. Independência, a partir das 10h
1º a 06 de maio: Intensa programação no Sítio Histórico Museu do Trem (Rua Lindolfo Collor, 40 – São Leopoldo/RS)

Entrada franca para toda a comunidade

Programação:


1º a 06 (Terça a Domingo)
8h às 18h: Exposição fotográfica “Monóculos Digit@is”, de Emerson Machado

1º/05 (Terça-feira)
17h: Abertura do 13º Aldeia Sesc Capilé com o espetáculo “Misto Quente” (Circo)

02/05 (Quarta-feira)
9h30: Fantomania – Espetáculo “Contos da Floresta” (Teatro)
15h: Fantomania – Espetáculo “Com água não se brinca” (Teatro)
17h45: Dança Cia Corpo Alma (Dança)
18h15 às 20h30: “Mulheres da nossa Terra”, com voz de Cintia Rodrigues, Aline da Cherry Baby, Daii Nunes e Nega Bula (Música)

03/05 (Quinta-feira)
9h30: Fantomania – Espetáculo “Negrinho do Pastoreio” (Teatro)
15h: Fantomania – Espetáculo “O Desaparecimento do Sol” (Teatro)
17h: “A Revolta das Fadas” (Teatro)
20h: Show com Frank Solari e Daniel Sá (Música)

04/05 (Sexta-feira)
9h30: Corpos & Sombras – Espetáculo “Circocicleta” (Circo)
15h30: Corpos & Sombras – Espetáculo “Circocicleta” (Circo)
18h: Espetáculo “Frida Kahlo, à Revolução!” (Teatro)
20h: Gafieira S.A (Música)

05/05 (Sábado)
16h: Vida com Arte (Música)
17h: Espetáculo “Concerto em Ri Maior” do Circuito Palco Giratório Sesc (Teatro)
20h: Uranius Blues (Música)

06/05 (Domingo)
11 às 20h: Feira Medieval

Sinopses:


Misto Quente - Circo Teatro Girassol
Desde 1999, ano de sua criação, o Circo Teatro Girassol tem dado uma fundamental contribuição para o desenvolvimento do circo no Estado do Rio Grande do Sul. Fruto da obstinação de Dilmar Messias, um dos mais premiados diretores de Teatro do Estado, a Trupe Girassol incorporou as linguagens do Circo tradicional e do chamado “Novo Circo”. Nestes doze anos montou dez espetáculos: Pão & Circo, Cyrano nas Nuvens, Cabaré, Circo Eletrônico, Performance, O Mundo da Lua, O Hipnotizador de Jacarés, Misto Quente, Lili inventa o mundo, O casamento do Grande Magico Maycon Estallone. Percorreu com sua lona mais de 200 cidades, apresentou-se ao ar livre, teatros e ginásios do país e especialmente do estado do Rio Grande do Sul de onde é natural. Trouxe professores do Brasil e do exterior, criou uma escola de circo, oficinas de circo itinerantes para circenses e interessados e mantém o projeto O Circo é Nosso, que ensina técnicas circenses à crianças e adolescentes gratuitamente. MISTO QUENTE é um espetáculo do Circo Girassol inspirado no colorido e na alegria do circo de todos os tempos, É um espetáculo circense na linha do chamado “novo-circo” do qual fazem parte os grandes circos modernos. Acrobacia, Acrobacia aérea, Corda Indiana, Pernas de Pau, Malabarismo, Roda-Alemã e os engraçadíssimos palhaços dão o toque de magia, diversão e técnica acompanhada pela vibrante Banda Girassol que executa, ao vivo, a trilha do espetáculo de autoria de Hique Gomes, Otavio Santos Neto e Yanto Laitano.

Fantomania

O Grupo Fantomania Teatro de Bonecos surgiu em 1988. Desde então, o grupo vem aprimorando, elaborando e aperfeiçoando suas técnicas, com muitas pesquisas e laboratórios na arte da confecção, manipulação e criação no Teatro de bonecos. O ator/manipulador João Felipe, utilizando várias técnicas de manipulação e muita criatividade, dá vida aos personagens das histórias do Fantomania. No decorrer dos anos foram criados e apresentados os seguintes espetáculos: 1988: As sapatilhas da Princesa; 1989: Dr. Polú em Ação; 1990: O Desaparecimento das Pedras Falantes; 1991: Esqueceram do Sol; 1992: Tem Alguém Dentro do Armário; 1992: A Lenda de Nicolau; 1994: Um Lance Perigoso; 1994: Um Natal Especial; 1995: Fantomagia; 1995: Remontagem da peça Dr. Polú em Ação; 1996: Atrás do Pano; 1997: Contos da Floresta; 1998: Quadros e Fatos; 1999: O Vilarejo; 2000: A Caixa; 2001: A Praça; 2002: O Desaparecimento do Sol; 2003: Negrinho do Pastoreio; 2004: Remontagem da peça Contos da Floresta; 2005: Se acontece, ninguém esquece; 2006: Confusões na Praça; 2007: Um Rio em Alerta; 2008: O consertador de brinquedos; 2009: O desaparecimento do sol (em cartaz); 2010: Remontagem da peça “Negrinho do Pastoreio” (em cartaz); 2012: Remontagem da peça “Contos da Floresta” (em cartaz); 2013: Esquete “O Sapateiro e o Diabo”; 2014: Pequenas histórias no Natal; 2016: Com Água não se brinca.

Mulheres da nossa Terra

Daii Nunes

Cantora com trabalho solo, composto por voz e violão, de voz forte e marcante, trazendo interpretações e releituras de grandes cantores brasileiros. Como Cássia Eller, Ana Carolina, Zélia Duncan, Rita Lee, Sandra de Sá, Zé Ramalho, Renato Russo, Nando Reis, Cazuza, Tim Maia, Raul Seixas.

Nega Bula
Rapper há 14 anos, Nega Bula vem ganhando o cenário do rap feminino. Lançou o clip Furacão em 2018 e vem cada vez mais se destacando em toda a região do Vale dos Sinos e Porto Alegre.

Cherry Baby

Cherry Baby iniciou em Março de 2017, com vídeos e apresentações acústicas de muita qualidade e com um diferencial: o Beatbox! Unindo as vozes de Aline Lasch e Deividi Rodrigues, com a força do violão e o embalo do beatbox, o duo foi conquistando seu espaço! Renovação em 2018 - O ano começou com novidades: O duo agora incorporou um sound system nas apresentações, compondo suas trilhas dentro dos estilos escolhidos e fazendo todo mundo dançar! Pop, rock, reggae dub, hip hop...mesclando as referências com homenagens aos seus ídolos e também nas músicas autorais! Um setlist lindo, recheado com sons nacionais e internacionais, entre eles Amy Winehouse, Sublime, Charlie Brown Jr, Oriente, Foo Fighters, The Doors, Beatles, Tove Lo, Natiruts, Bishop Briggs, entre outros. Misturando elementos eletrônicos, o som doce e forte das cordas e as vozes destes dois artistas, temos um show envolvente e que anima qualquer festa! De pequenas a grandes cidades, de eventos minimalistas às casas noturnas de grande porte, Cherry Baby apresenta qualidade e novidades nesse rico cenário musical.

Cíntia Rodrigues

2018 marca o inicio da carreira como interprete solo de Cíntia Rodrigues – “La Negra” como é carinhosamente conhecida. Com seu carisma, interpretação e força vocal, Cíntia Rodrigues pede passagem com uma seleção musical que conversa do Blues a MPB. Tudo se iniciou em 2004, a convite de Naddo Pontes, para gravação de bankings vocals nos primeiros registros de banda Melomaníacos, atualmente conhecida como banda Naddo Entre Gigantes, onde Cíntia foi parte essencial até Dezembro/2017. A banda teve o seu primeiro álbum na lista dos melhores do Brasil pelo site Embrulhador/2015 - Cíntia assina duas canções do álbum, as quais geraram as seguintes críticas musicais importantes: “Impossível também não prestar atenção na voz de Cíntia Rodrigues em faixas como Outros Tempos, que remete a uma mescla de Alabama Shakes com Amy Winehouse.” Jimi Joe (Jornalista e Músico). “Separando algumas, cito Outros Tempos, com a bela voz de Cíntia em solo. E a mais power do CD, também na voz de Cíntia, é Trilho Sem Saída, rockabilly que passa por rap e vira rock and roll. Vale conhecer.” Juarez Fonseca (Crítico musical – Zero Hora/Grupo RBS). Participou e se destacou nos dois últimos anos 2013/2015 no evento MULHERAGEM, que reúne e apresenta cantoras gaúchas nos palcos da grande POA. É coralista do Grupo Donna Voce, desde 2016. O grupo porto-alegrense trabalha repertório histórico, visitando peças do Renascimento, Barroco, Classicismo e Romantismo, músicas dos séculos XX e XXI, além de arranjos para a Música Popular Brasileira.

A Revolta das Fadas

Após anos de destruição e poluição do planeta. Um grupo de fadas responsáveis pelo equilíbrio da natureza, se revolta contra os humanos e elaboram um plano para eliminá-los de uma vez por todas. Porém outra alternativa pode ser alcançada e assim elas partem em uma divertida missão de conscientização e cuidado com todas as espécies.

Daniel Sá e Frank Solari

Um encontro que traz dos mais respeitados nomes da música instrumental. Daniel Sá é considerado um dos grandes nomes do violão, conhecido por sua longa parceria com Renato Borghetti, com quem já percorreu o mundo, representou o Brasil no Festival Internacional “Guitarras del Mundo” por duas vezes. Atuando intensamente como músico, produtor e educador musical, Daniel possui um estilo muito pessoal que une virtuosismo com a liberdade de improvisação. Com mais de vinte anos de carreira, Frank Solari é considerado um dos maiores virtuoses da guitarra brasileiras. Instrumentista, compositor, intérprete, produtor e arranjador, Frank lançou três discos, dois vídeos-aula e participou de inúmeras gravações e projetos, como convidado especial, com destaque para a parceria com Eduardo Ardanuy e Sérgio Buss, no Tritone, em 1998. Nos últimos anos apresentou diversos shows e workshops no cenário nacional e internacional, dividindo o palco com grandes nomes. Apesar de serem considerados ícones em seus instrumentos, o destaque desse projeto não está somente nos valores individuais, mas no resultado sonoro que o duo consegue atingir ao juntar forças. Um show imperdível para os amantes das seis cordas.

Corpos & Sombras - Circocicleta
Constitui-se de um espetáculo de Circo para todas as idades, que se caracteriza principalmente pela sequência de apresentações de reprises clássicas de circo, números de habilidades circenses, pantomimas e muita palhaçada. Classificação etária: Livre.

Frida Kahlo, à Revolução!
Chega ao nono ano de apresentações. É inspirada livremente na vida e obra da poderosa pintora mexicana. Com texto inédito e trilha sonora original executada ao vivo, a artista e suas pinturas nos conduzem por esta redescoberta ética e estética, focada no princípio revolucionário da arte como denúncia solidária. A dramaturgia concentra-se nos aspectos humanos da personagem para construir um espetáculo que faça emergir o que pode transcender a condição de mito.

Gafieira S.A
Grupo de samba formado em 2013 por Samuca Mendonça, Sandro Mello e Phablito Santos. Integram também a banda Volnei Dias e Dodô Melo. A Gafieira tem um repertório de clássicos do samba, passeia pelos principais compositores e intérpretes do gênero. Além de relembrar clássicos do samba de raiz como “Trem das onze” e “Não deixe o samba morrer”, a banda toca canções recentes de artistas como Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho e faz releituras de clássicos da MPB. A Gafieira faz um show para o público dançar e cantar junto.

Vida com Arte
Este projeto coloca-se como o passo inicial de uma grande ação social de inclusão cultural. É um “SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS” executado através da música. Foi concebido com o objetivo de potencializar as iniciativas da Ação Social da universidade e da Orquestra Unisinos Anchieta. Com a proposta de ser agente transformador, o projeto contribui ativamente na elevação da qualidade de vida de 240 crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Também contempla séries de “Concertos Comunitários e Concertos Didáticos”, atende dois núcleos (São Leopoldo e Porto Alegre) com três turnos semanais de ensino de música e de formação cidadã. Os jovens recebem os instrumentos em sistema de comodato e são atendidos por 25 profissionais divididos em professores instrumentistas, professores de musicalização, psicólogos e uma assistente social. O VIDA COM ARTE conta atualmente com duas orquestras de cordas, dois grupos de percussão, dois grupos de musicalização e o coral. Conforme proposta da Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004, o serviço tem como princípio a promoção do desenvolvimento humano e social através da música, sendo seu eixo central a família e o fortalecimento de vínculos afetivos das crianças e adolescentes com a participação no grupo (orquestra, grupos de musicalização e de percussão e coral). Além disso, São Leopoldo através da Assistência Social e Secretaria de Educação, integrando a rede de serviços sócio assistenciais. Portanto, este serviço objetiva a proteção social básica visando prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, assim como o fortalecimento do vínculo familiar e comunitário. Além disso, caracteriza-se como um serviço de atendimento às crianças e adolescentes e suas famílias buscando trabalhar a partir das suas vulnerabilidades, potencializando a família como espaço legítimo de proteção e cuidado, ou seja, como unidade de referência. Através da música, serão trabalhadas questões como solidariedade, capacidade individual, superação dos limites e autoestima. O serviço ainda propõe a realização de uma atividade denominada “Orquestrando Relações”, na qual serão realizadas intervenções de apoio sócio familiar, especialmente em três frentes de ação: com os educadores, educandos e seus familiares. Conforme o artigo 90 do ECA, “tudo que é direito da criança e do adolescente deve ser considerado dever da família, da sociedade e do Estado”. A família, portando, deve ser considerada o primeiro círculo de proteção de sua descendência.

Espetáculo Concerto em Ri Maior - Palco Giratório Sesc
Uma comédia musical que surgiu em 2005 a partir de jogos de improvisação de palhaço com a música. Na peça, o maestro e palhaço Wilson Chevchenco apresenta um concerto baseado em sua origem russa e conta com a ajuda de Sarrafo, seu fiel amigo, para executar as obras de sua família e ser compreendido pela plateia, já que não fala o idioma português. O concerto conta ainda com um coral, que é integrado pelo público. A interação dos espectadores é essencial para o andamento do espetáculo. Também são utilizados vários instrumentos como piano, violão, acordeom, castanholas e harmônica. A peça tem muita música, dança, improvisação, participação da plateia e, claro, muita palhaçada.

Uranius Blues
O som da Uranius Blues é inspirado principalmente pelas gravações das décadas de 40 e 50, na América do Norte, fase que se caracteriza pelo início da eletrificação dos instrumentos, mas ainda com fortes elementos do blues rural, essencialmente acústico. A presença do piano e do sax é marcante na banda, remetendo também ao blues de New Orleans, onde esses instrumentos predominavam na linha de frente das bandas.

Feira Medieval

11h às 20h: Atividades Swordplay, grupo de jairo Kaster; Arquerismos, grupo Tresko; Demonstração de Forja; Cutelaria Área 51 Demonstração de Kendo, Grupo AKIPA.

12h às 16h30: Palestras
12h: A Cozinha Medieval, Guilherme da Silveira Capriolli
13h: Wicca Para Crianças, Janinne Herrleinn
14h30: Criando um Figurino Medieval, Seguidores do Bando Celta
16h30: Bate-papo sobre Literatura Fantástica, Duda Falcão

12h30 às 18h: Palco Principal
12h30: Bando Celta
15h: Dança Cigana e Tribal, Estúdio de Dança Juliana Lorenzoni
15h30: Dança Medieval, Grupo Arallec´h
16h30: Conjunto Musical Música Mundana
17h30: Grupo Dança Zahira Razi
18h: Bando Celta

14h às 16h: Oficinas no pátio
14h: Dança Circular, com Patrícia Preiss
16h: Dança Celta, com Grupo Arallec´h

Bando Celta
Definir o Bando Celta apenas como grupo musical seria restringir a amplitude da sua atuação artística. Embora a música esteja no centro, essa trupe de artistas vai muito além, em sua atuação e ambições. A partir da música, tornaram-se uma companhia artística promotora de criação e produtora de eventos, que vão do entretenimento à pesquisa da cultura e das temáticas celtas. Em síntese, o Bando Celta agrega diversos artistas e funde música com dança, teatro, literatura e audiovisual. Classificação etária: Livre. Duração: 1h

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “MONÓCULOS DIGIT@IS

Assinada pelo fotógrafo e Mestre em Comunicação, Emerson Machado, a exibição propõe uma exibição que volta ao passado e explora os antigos monóculos, fazendo um paralelo com o digital e seus avanços. A mostra busca fazer um resgate histórico dos monóculos que eram comercializados antigamente, principalmente para fotógrafos de rua, que faziam retratos das pessoas e entregavam na hora de forma impressa ou em um próprio monóculo. A ideia é fazer um paralelo com o mundo digital e as suas constantes inovações, além de instigar o público a caminhar por esses dois paralelos por meio da interatividade.

CIA CORPO ALMA

Waleska Ferreira, profissional da área de Ed. Física e dança. Bailarina desde os 9 anos de idade, profissional atuante há 20 anos. Iniciou os estudos no ballet clássico dando seguimento logo em seguida no jazz dance e dança de rua. Mais tarde especializou-se pela sociedade libanesa em Danças Orientais. Fez parte da seleção brasileira de hip hop em 2004, participando de festivais nacionais e internacionais onde obteve inúmeros troféus e reconhecimentos na cena artística. Participou de variados espetáculos e musicais, com releituras e criações, através da minha CIA de dança, a Corpo Alma, juntamente com sua irmã e sócia Samanta Ferreira. Participou como bailarina de shows internacionais como do cover internacional do Michael Jackson em POA no Bourbon e no teatro Feevale e da cantora Shakira na turnê Sale El Sol. Ministrou diversas oficinas e workshop de dança no Brasil. Hoje, ministra aulas como profissional na academia Life Fit Dance e no Espaço de Dança Mauro Schneider.

Fonte: Assessoria de comunicação e marketing SESC/RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br