TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Descubra o sabor dos cogumelos selvangens
   
     
 


16/05/2018

Descubra o sabor dos cogumelos selvangens
O chef e especialista no tema Altermir Pessali irá apresentar os preparos contemporâneos da iguaria no Parador Casa da Montanha entre os dias 25 a 27 de maio

Entre o final do outono e início do inverno aumenta a procura pelos mais variados tipos de cogumelos que já brotaram pelos bosques dos Campos de Cima da Serra. Essa busca é devido ao final da safra desse ingrediente tão admirado na alta gastronomia que está prestes a encerrar. A colheita sustentável e preservação do habitat é a melhor forma para continuar saboreando essas iguarias nos anos seguintes. Pensando nisso, o Parador Casa da Montanha realizará a segunda edição de O Despertar dos Cogumelos Selvagens, entre os dias 25 a 27 de maio, com foco na colheita e consumo apropriado dos cogumelos silvestres.

O responsável e convidado especial para guiar os participantes em uma jornada pelo mundo dos cogumelos, da caça a mesa, será o chef e especialista no assunto, o gaúcho Altermir Pessali. Durante o final de semana, em uma caçada pelas florestas de Cambará do Sul, ele apresentará as boas práticas na captação, identificação, a forma correta de retirar, o preparo e também harmonizações de cada espécie. Tudo isso preservando o ambiente em uma colheita totalmente sustentável. E da terra os cogumelos vão direto para cozinha e pelas mãos dos chefs Arika Messa, Ana Heidel e Altemir Pessali se transformam em saborosos pratos da alta gastronomia.

O projeto gastronômico visa apresentar cada detalhe, cada gosto desses refinados ingredientes reconhecidos nas principais cozinhas mundiais. Além disso, explorar uma das mais belas regiões do sul do país. Tudo isso aliado a hospedagem exclusiva e diferenciada do Parador Casa da Montanha. As reservas já podem ser feitas, e mais informações estão disponíveis pelo fone (54) 3295.7575 ou e-mail reservas@casadamontanha.com.br. 

O quê: O Despertar dos Cogumelos Selvagens 

Quando: 25 a 27 de maio 

Confira a programação completa: 

·                Sexta-Feira,

Check-in e jantar de boas vindas com a chef residente do Parador Casa da Montanha Ana Heidel e o chef Altemir Pessali. Os protagonistas serão uma seleção exclusiva de cogumelos. 

·                Sábado,

9h - Após o café da manhã, um workshop com exploração guiada pelos campos da região em busca de cogumelos selvagens frescos. Entre as pautas da oficina, está a identificação, caça, preparo e harmonização da iguaria. 

12h30 – Churrasco campeiro preparado no tradicional fogo de chão e harmonizado com cogumelos. 

21h – Jantar especial elaborado pelos chefs Altermir Pessali, Arika Messa e Ana Heidel com sequência de pratos apresentando a diversidade dos cogumelos selvagens colhidos na região. 

·                Domingo,

Dia livre para explorar Cambará do Sul e aproveitar o conforto do Parador Casa da Montanha. 

Chef Altemir Pessali

Do mundo futebolístico para a gastronomia. O ex-jogador de futebol profissional, junto com sua esposa, fundou a Trattoria Primo Camilo, em Garibaldi, em 2002. Mais tarde também inauguraram o Mamma Gema Trattoria, em Bento Gonçalves. Ele é pioneiro no uso de cogumelos selvagens para elaboração de pratos no Brasil. Com suas técnicas apuradas, o chef, que é fã de culinária regional e de vinhos, busca recriar receitas clássicas da culinária italiana. 

Parador Casa da Montanha

Charme, gastronomia e hospedagem na mais bela paisagem da Serra Gaúcha. Isso é o que promete o Parador Casa da Montanha, em Cambará do Sul, inaugurado em 2002 pelo Hotel Casa da Montanha de Gramado. Localizado numa fazenda próxima do Parque Nacional dos Aparados da Serra e do Canyon Itaimbezinho, está numa das regiões mais lindas do Brasil, nos Campos de Cima da Serra. Com o conceito Ecovillage, é aconchegante, com estilo rústico e um toque de sofisticação. O Parador oferece 19 cabanas térmicas de luxo, inspiradas nos mais conceituados lodges africanos. Totalmente equipadas, foram especialmente desenvolvidas para suportar o frio desta região. A ideia é de um acampamento, porém sem abrir mão do conforto. Oferece ainda diversos tipos de passeios e aventuras inesquecíveis pela região. O Parador Casa da Montanha integra a lista dos hotéis “Roteiros de Charme”.

SERVIÇO:

“O Despertar dos Cogumelos Selvagens”

25 a 27 de maio

Parador Casa da Montanha

Estrada do Faxinal, s/n° - Morro Agudo – Cambará do Sul/RS

(54) 3504.5302 – (54) 3295-7575

reservas@casadamontanha.com.br - www.paradorcasadamontanha.com.br

Fonte: Phosphoros Novas Ideias
Autor: Adriano Cescani e Robledo Milani
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Fernando Gomes


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br