TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Comércio ilegal: Sindilojas Caxias recebe secretários para avaliação de ações
   
     
 


15/08/2018

Comércio ilegal: Sindilojas Caxias recebe secretários para avaliação de ações
Em reunião realizada no Sindilojas Caxias, a pauta foram as ações promovidas pelo Poder Público no combate ao comércio ilegal

Quase 10 mil itens provenientes do comércio ilegal foram apreendidos pela Prefeitura de Caxias do Sul em ações promovidas pela Guarda Municipal, através da Secretaria de Segurança, e pela fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU), no período de 06 de maio a 06 de agosto de 2018. Esses dados foram apresentados em reunião realizada nesta na terça-feira (15.08) entre o Sindilojas Caxias e o Poder Público na sede da entidade, que representa o comércio varejista.  O objetivo do encontro foi a avaliação da audiência com o prefeito Daniel Guerra sobre o combate ao crescimento desenfreado do comércio ilegal em Caxias do Sul com a presença constante dos ambulantes  nas principais ruas do centro da cidade.  

A reunião foi realizada com a presença da presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, do 1º vice-presidente do Sindilojas Caxias, Gilmar Rossi, da diretora Márcia Costa, da gerente executiva, Lisandra De Bona, e do assessor jurídico, Lukas Olivieri Nunes. A secretária Municipal do Urbanismo (SMU), Mirangela Rossi, e o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Clóvis Juvenal Pacheco, estiveram presentes para apresentar os resultados. De acordo com o secretário, essa é uma pequena amostra do que representa o comércio ilegal em Caxias, mas destacou que está atuando para inibir e dificultar a proliferação dos ambulantes, diminuindo a área de atuação deles. No mesmo período, foram realizadas ações pontuais de fiscalização nas imediações do quadrilátero central de Caxias. Já a secretária Mirangela afirmou que uma ação específica e contínua exigiria o dobro do efetivo atual tanto em fiscais quanto em guardas municipais e destacou que o prefeito Guerra autorizou horas extras para essas ações, mas, muitas vezes, não há efetivo disponível para atuar. 

No encontro, a presidente do Sindilojas Caxias ressaltou que tem percebido o aumento do número de ambulantes e também a concentração deles em determinados pontos do centro da cidade, agravando a insegurança ao circular nas principais ruas da cidade. As reclamações dos comerciantes das lojas localizadas, especialmente, na Avenida Júlio de Castilhos, têm sido frequentes, bem como as denúncias ao “Alô, Caxias” para registrar o descontentamento com a situação atual. “Nós precisamos de uma solução porque o comércio está sofrendo muito com essa concorrência desleal e ilegal e o município está perdendo em arrecadação de impostos que poderiam ser revertidos para a população”, afirmou Idalice.

Entre os produtos apreendidos estão itens vendidos nos meses de inverno, já que o clima influencia na oferta. Nesse período, foram apreendidos quatro carrinhos de transporte, 31 eletrônicos, 145 anéis, 26 pulseiras, uma maleta com relógios, 29 colares e correntes, 98 jaquetas e blusas, 151 calças, 30 camisetas, 12 bermudas, 5.494 pares de meias, 714 pares de luvas, 113 protetores de orelha, 709 toucas, duas golas de lã, 28 mantas, sete polainas, 44 cintos, 32 carteiras, quatro nécessaires, 21 cabos e carregadores de celular, 335 capas de celular, 163 películas para celular, 46 fones de ouvido, 126 guarda-chuvas, oito perfumes, 990 CDs e DVDs, 93 panos de prato, 65 cobertores, 23 mantas para sofá, 47 toalhas de mesa, quatro redes e cinco tapetes.

O telefone 156, do “Alô, Caxias”, e também o site da Prefeitura de Caxias do Sul estão disponíveis para receber denúncias sobre o comércio ilegal.

Em breve, o Sindilojas Caxias vai promover o lançamento de uma campanha de conscientização e valorização pelo comércio legal.

Fonte: Assessoria de imprensa
Autor: Lisiane Zago
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br