TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
10 mil alunos da rede pública já participaram do Projeto Jovens Embaixadores do Saneamento Básico
   
     
 


16/10/2018

10 mil alunos da rede pública já participaram do Projeto Jovens Embaixadores do Saneamento Básico
Nove municípios da região metropolitana de Porto Alegre participaram das três edições do projeto

Criado para alertar crianças de sexto a oitavo ano sobre a importância do uso consciente da água e do saneamento básico, o Projeto Jovens Embaixadores do Saneamento Básico já teve a participação de mais de 10 mil alunos da rede pública de ensino em suas três edições. A iniciativa é uma parceria feita entre a Fazenda Quinta da Estância e a Corsan, que envolve nove municípios da região metropolitana de Porto Alegre. Neste ano, as visitas aconteceram durante a semana Interamericana da Água (01 a 06 de outubro). 

Nem sempre é muito fácil quantificar e visualizar quanta água se gasta para escovar os dentes ou tomar banho, atividades corriqueiras que muitas vezes são feitas de modo automático. “O legal deste projeto é que eles podem vivenciar na prática diversas questões. Tornar as medidas de consumo visuais e debatemos o que se pode fazer para usarmos de forma mais consciente a água para que não falte e qual nosso papel nesta preservação”, explica a fundadora da Quinta, Sônia Sittonia Goelzer. 

Em uma das atividades, os alunos são estimulados a transportar água de um local a outro usando pedaços de calhas. Através desta dinâmica, eles conseguem observar o desperdício e a importância do trabalho em equipe. Entender como os hábitos de consumo do dia-a-dia podem impactar na vida de todos também é um dos objetivos. “O adulto é muito sedimentado, tem seus hábitos estabelecidos e dificilmente muda. Já a criança é mais permeável e conseguimos, de forma lúdica, fazer com que ela crie esta consciência para a preservação”, afirma Sônia. Outra vantagem do projeto é que o conhecimento adquirido na Fazenda é aproveitado em sala de aula durante todo o ano. “Estas séries foram escolhidas pois é quando o conteúdo estudado se relaciona com as atividades feitas no passeio. Sempre que a professora precisar retomar um tema, pode relembrar do que foi feito aqui e complementar ainda mais o ensino”, destaca a fundadora. 

As turmas foram desafiadas a criar uma “Bandeira do Saneamento Básico”, com os compromissos em relação ao saneamento básico em sua casa e comunidade. As bandeiras foram levadas para as escolas com o objetivo de sensibilizar os demais alunos, familiares e vizinhos sobre a importância da água e do saneamento nas vidas de todos. Os participantes receberam ainda um Certificado de Jovens Embaixadores do Saneamento Básico, com orientações e informações sobre como podem participar ativamente deste processo. Participaram do projetos alunos da rede pública municipal de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão. Os municípios escolhidos para formação dos Jovens Embaixadores do Saneamento Básico integram um grande projeto da Corsan que visa, através de parcerias público privadas, modificar esta realidade na região com maior densidade populacional do RS, passando o tratamento de esgoto para 87% de todos os domicílios em apenas 10 anos (até 2027/2028).

Fonte: Conex Comunicação
Autor: Juliana Winge
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Fazenda Quinta da Estância


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br