TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Serra, Missões, Noroeste e Zona da Produção
   
     
 


04/03/2009

Serra, Missões, Noroeste e Zona da Produção
Seis mil gaúchos ficam sem energia em virtude das chuvas

Cerca de 6 mil clientes da Rio Grande Energia (RGE) ficaram sem energia em virtude das descargas atmosféricas, ventos fortes e chuva intensa, que atingiram o Estado na 2ª feira (2). Até as 18h do dia, 160 equipes de manutenção da concessionária atenderam a 385 eventos de emergência distribuídos em sua área de concessão. Os municípios mais atingidos foram Canela, Jaquirana, Viadutos, Marcelino Ramos, Cerro Largo, Santo Ângelo, Santa Rosa, Tenente Portela, Três Passos, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen. O vento jogou galhos de árvores e detritos na rede elétrica, dificultando o trabalho das equipes da RGE. A energia foi restabelecida por completo durante a noite.

A empresa alerta para o risco eminente de cabos rompidos:
 
- A maior parte da rede elétrica é desencapada ou não isolada. Alguns cabos e fios têm uma capa que não oferece nenhuma proteção às pessoas. Serve apenas para protegê-los do sol, da chuva e outras intempéries.
 
- Na parte mais alta dos postes ficam as linhas de alta tensão, por onde passam 13 mil volts ou mais. Apenas 15 cm de aproximação destas linhas é o suficiente para causar uma descarga elétrica fortíssima, que pode provocar queimaduras graves, mutilações e até morte.
 
- A rede elétrica é projetada de modo a não oferecer riscos à população. Mas chuvas, ventos, galhos de árvores, colisão em postes e outros acidentes podem partir um cabo e deixá-lo pendurado ou caído no chão. 

- Cuidado: mesmo que falte luz nas casas próximas, não significa que o cabo caído esteja desenergizado.

Fonte: Enfato
Autor: Marcelo Barbosa, Guilherme Ferreira e Raquel Boechat
Revisão e edição: Renata Appel

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br