TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Varejo de Vestuário gaúcho espera retomada em 2019, aponta pesquisa da Fecomércio-RS
   
     
 


10/01/2019

Varejo de Vestuário gaúcho espera retomada em 2019, aponta pesquisa da Fecomércio-RS
Entidade ouviu 385 estabelecimentos do Simples em dezembro de 2018

A crise econômica enfrentada nos últimos anos, a alta carga tributária e a concorrência são os fatores que aparecem em destaque como empecilho para o aumento das vendas para o segmento de varejo de vestuário gaúcho. Os atrasos nos pagamentos dos servidores no Estado, segundo os entrevistados, também têm tido impacto. Os dados estão na sondagem divulgada pela Fecomércio-RS nesta quinta-feira, 10 de janeiro. Foram ouvidos 385 estabelecimentos optantes pelo Simples Nacional entre os dias 12 e 18 de dezembro do ano passado. A partir dessas Sondagens, a entidade busca criar um perfil dos segmentos pesquisados, conhecendo melhor o cotidiano dos locais, como estruturam suas finanças, elaboram estratégias, relacionam-se com clientes, além de outros pontos. O material completo está disponível clicando aqui.

Na avaliação dos entrevistados, o desempenho das vendas nos últimos seis meses foi regular, para 37,4% e para 21,3% foi considerado ruim. Entretanto, mesmo assim, 63,6% dos locais ouvidos conseguiu manter o mesmo número de funcionários nos últimos seis meses. Grande parte dos locais ouvidos (56,9%) já se encontra no mercado há mais de 10 anos e 59,5% apresenta até 5 pessoas trabalhando no estabelecimento. A pesquisa mostrou que, apesar da longevidade da maioria das empresas, a organização e o planejamento financeiro ainda necessitam de ajustes.

A contabilidade é independente das dos sócios em 66,2% dos estabelecimentos consultados e em 23,6% deles o controle das finanças é superficial ou não acontece, o que preocupa a entidade. Na parte estratégica e de planejamento, dentre os que realizam algum tipo de análise das finanças, as notícias são boas: 85,8% dos ouvidos diz planejar e colocar em prática o que foi pensado para o alcance dos objetivos propostos. Outro item importante diz respeito ao treinamento da equipe. Segundo os dados, 20,8% não treina 100% dos seus colaboradores, mas os gestores estão buscando capacitação - 63,4% realizaram cursos e treinamentos no último ano.

Perguntados em relação ao mix de produtos, o segmento de vestuário se mostra preocupado com a variedade, busca a renovação e as tendências de mercado - conforme reportado por 91,9% dos respondentes. Mas um item chama bastante atenção: 31,7% dos locais ouvidos não procura fornecedores locais para repor o estoque e prefere adquirir os seus produtos fora do RS - apenas 14,5% compra os seus produtos somente aqui. As redes sociais são utilizadas para a promoção do negócio e relacionamento com o cliente para 94,8% dos ouvidos. Além disso, dentre os 72,7% estabelecimentos que possuem cadastro com histórico de compras dos clientes, 81,4% utilizam-se desse cadastro para uma venda mais ativa ou pessoalizada, ponto que pode influenciar nas vendas, visto que cativa os clientes e engaja o público.

Em relação às perspectivas para a economia do País, 43,1% dos empresários do segmento acreditam que irá melhorar muito. As vendas, segundo eles, devem seguir o mesmo rumo e aumentar consideravelmente de acordo com 35,3% dos ouvidos. O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, concorda com as expectativas. “O ano de 2019 começa com a confiança crescendo. Se as medidas econômicas corretas forem tomadas, a economia vai voltar a crescer, o mercado de trabalho se aquecerá e poderemos embarcar em um círculo virtuoso. Mas para isso o governo precisa agir rápida e acertadamente.”, ressalta.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fecomércio-RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br