TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Brigada Militar apresenta dados positivos da 49ª Operação Golfinho no Rio Grande do Sul
   
     
 


15/01/2019

Brigada Militar apresenta dados positivos da 49ª Operação Golfinho no Rio Grande do Sul
Se comparado à última edição da operação, são significativos os indicadores de criminalidade que foram reduzidos

A 49ª Operação Golfinho fechou nesse domingo (13) um mês de efetividade com  resultados positivos. Nesse período, se comparado à última edição da operação, são significativos os indicadores de criminalidade que foram reduzidos. 

A Operação Golfinho, que já existe há 49 anos, é uma ação para reforçar o efetivo de policiamento ostensivo visando a aumentar a segurança tanto dos moradores do litoral gaúcho e balneários quanto dos veranistas que vêm aproveitar o período. Policiais militares de vários batalhões são remanejados para atuar no Litoral Norte, Sul e balneários de água doce do Rio Grande do Sul durante toda a temporada de verão. 
 
Os roubos a pedestre, que são ações criminosas envolvendo subtração de algo mediante violência ou grave ameaça, tiveram uma redução de 44%. No ano anterior foram 591 casos e, no mesmo período deste ano, diminuíram para 332. 

Os roubos de veículos também tiveram diminuição, se comparados à Operação feita no final de 2017 e início de 2018. Houve uma redução de 32% nas ocorrências, que no ano passado chegaram a 44 e, no período atual, diminuíram para 30. 

A Brigada Militar abordou 97.988 pessoas, cerca de 19 mil a mais. Dessas, prendeu 852 indivíduos, um aumento de 24%. A apreensão de maconha cresceu 119,3%, ou seja, de aproximadamente 14 kg apreendidos, passaram a quase 32 kg. 

As Bases Móveis Comunitárias (BMC) que são motorhomes da Brigada Militar, instaladas em sete locais, auxiliam no policiamento ostensivo preventivo com ações de Polícia Comunitária. As BMC dispõem de serviço de identificação de crianças para que não se percam de seus pais. Neste período, o quantitativo de pulseiras de identificação distribuídos já ultrapassou o número total da Operação Golfinho do ano anterior. 

Segundo a coordenação das BMCs, na última temporada, ocorreu a entrega de 6.273 pulseiras. Em 15 dias da atuação das bases móveis nesta temporada já foram entregues 6.797.

Outro dado positivo é o número de veículos fiscalizados. Mesmo com o aumento de 50.278 para 61.117, as autuações reduziram em 3%, o que demonstra que as ações de trânsito têm obtido resultados positivos no que diz respeito à conscientização dos condutores. Nesse contexto, cabe destacar que, até o momento, 3.670 crianças, 2.280 adolescentes e 3.782 adultos participaram das atividades da Escolinha de Trânsito do Comando Rodoviário da Brigada Militar no Litoral Norte. A iniciativa leva de maneira lúdica o aprendizado de regras de trânsito e circulação aos pais e às crianças. 

Fonte: Secom
Autor: Adriély Escouto/Ascom EMBM. Edição: Léa Aragón/ Secom
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Éverton Ubal, Robson Alves e Lucas Dario


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br