TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Confiança das famílias gaúchas volta a crescer, aponta Fecomércio-RS
   
     
 


21/01/2019

Confiança das famílias gaúchas volta a crescer, aponta Fecomércio-RS
Dados do ICF apontam melhora na percepção de segurança no emprego

A melhora no mercado de trabalho e a inflação sob controle estão deixando as famílias gaúchas mais confiantes. Os dados estão na pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no mês de janeiro, divulgada pela Fecomércio-RS nesta segunda-feira, dia 21. Segundo a entidade, o índice alcançou 86,5 pontos, com alta de 26,2% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado é também o mais alto desde maio de 2015. “A confiança tem crescido, mas ainda não se configura um cenário de otimismo.”, afirma o presidente da entidade, Luiz Carlos Bohn. A pesquisa pode ser acessada aqui.

A avaliação que mede a segurança com relação à situação do emprego também foi positiva, e em janeiro chegou a 109,9 pontos, com uma alta de 32,8% em relação ao mesmo mês em 2018. Esse avanço pode ser embasado no comportamento do emprego verificado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que mostra a geração de mais de 21 mil empregos formais entre setembro e novembro - número 17,3% maior do que no mesmo período em 2017. Em relação a renda dos gaúchos, os valores também são melhores do que em 2018 - 101,4 pontos, 45,4% maior do que janeiro do ano passado, permanecendo em patamar otimista pelo quarto mês consecutivo. Na margem, o indicador teve leve recuo ao variar -0,2%.

A melhora no mercado de trabalho e a inflação sob controle contribuíram também com o consumo, que há quatro meses se mantém em patamar otimista. Em janeiro, o indicador relativo ao consumo atual ficou em 103,6 pontos, com uma alta expressiva de 122,4% em relação ao mesmo período de 2018.

O indicador de facilidade de acesso a crédito atingiu 71,1 em janeiro, com elevação de 3,6% em relação a 2018, após oito meses com variações negativas. Apesar do crescimento do mercado de crédito no país em 2018, ainda há restrições de acesso a muitos potenciais tomadores. O indicador relativo ao momento para consumo de bens duráveis registrou 56,2 pontos, com baixa de 23,9% frente janeiro de 2018, e aumento de 6,8% em comparação com dezembro.

Em relação às expectativas, as famílias gaúchas estão cautelosas. O indicador que mede, por exemplo, a perspectiva profissional, alcançou 69,4 pontos, com uma queda de 14,9% em relação a janeiro do ano passado. Para a perspectiva de consumo, os dados tiveram um grande aumento se comparadas ao mesmo período de 2018, e apontam expectativas positivas quanto ao desempenho da economia com o novo governo. O indicador registrou 94,2 pontos, com variação de 65,2% se comparado à janeiro do ano anterior.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fecomércio-RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br