TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Volta às aulas: lancheira das crianças e alimentação equilibrada. É possível?
   
     
 


14/02/2019

Volta às aulas: lancheira das crianças e alimentação equilibrada. É possível?
Nutricionista da Unimed Porto Alegre dá dicas de como preparar um lanche com opções saudáveis e gostosas
Com o início das aulas, a rotina escolar traz de volta alguns desafios para os pais. Entre eles está a lancheira das crianças. Para a nutricionista do Programa Viver Bem, da Unimed Porto AlegrePaula Corrêa, é preciso criatividade para evitar as opções industrializadas. “É necessário pensar em lanches saudáveis, atrativos aos pequenos e práticos, evitando os alimentos e bebidas processados”, afirma.
 
Para que as opções sejam equilibradas e com tudo que a criança precisa - e goste -, o lanche deve ser composto de um alimento de cada grupo alimentar. Uma fonte de proteína ou lácteo (leite, iogurtes, queijos), uma fruta ou legume in natura (para ser fonte de vitaminas, fibras e minerais), um carboidrato para manter a energia (dando preferência para pães integrais, de milho e cereais ao invés de pão branco), e claroa água para manter a hidratação, item importante, principalmente, com as altas temperaturas dos últimos dias.
 
O lanche escolar é uma ótima oportunidade de introduzir uma alimentação saudável já na infância. Segundo a nutricionista Paulao hábito de escolher alimentos saudáveis só trará benefícios, mas precisa ser seguido por todos em casa. “Ter bons hábitos alimentares na infância beneficiará na vida adulta. Porém, é uma tarefa diária, que também precisa ser praticada pelos pais”, ressalta.
 
Quer uma ideia de lanche gostoso e saudável? A nutricionista do Viver Bem compartilhou ainda uma receita fácil e rápida.
 
Bolinho Integral
 
Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral ou farinha de aveia
1 ovo
1/2 xícara de açúcar mascavo ou demerara
1 colher de sopa de fermento
1 e 1/2 copo de iogurte natural
1 colher de sobremesa de canela ou cacau em pó
 
Preparo:
Misture tudo em uma tigela e separe em forminhas de cupcake para assar por, aproximadamente, 30 minutos. Se preferir, adicione à massa pedaços de fruta, passas, castanhas ou nozes.
 
Oficinas trabalham a reeducação alimentar
 
Programa Viver Bem, da Unimed Porto Alegre promove durante o mês diversas atividades que incentivam hábitos saudáveis, como exercícios e oficinas. Entre elas, há ações voltadas para a alimentação, como reeducação alimentar e escolha de boas opções para consumo. No dia 21 de fevereiro, acontece a oficina “Decifrando rótulos de alimentos”, a partir das 10h, na Unidade Assistencial Canoas (Av. Getúlio Vargas, 5600 - Centro, Canoas). O calendário completo, bem como as opções de atividades, podem ser obtidas pelo site https://www.unimedpoa.com.br/blogviverbem/agenda.

Fonte: Enfato
Autor: Juliana Freitas
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br