TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Tribos nas Trilhas da Cidadania reúne estudantes para o lançamento da edição de 2019 no dia 30/04
   
     
 


23/04/2019

Tribos nas Trilhas da Cidadania reúne estudantes para o lançamento da edição de 2019 no dia 30/04
Maior movimento de voluntariado jovem do Brasil, criado pela ONG Parceiros Voluntários, dobrou de tamanho no Rio Grande do Sul

Somente em 2018, 15 mil jovens de 527 escolas gaúchas realizaram cerca de duas mil ações de voluntariado nas trilhas Educação para a Paz, Meio Ambiente e Cultura. A largada das atividades desta edição acontece de 23 à 30 de abril, em mais de 90 municípios. Em Porto Alegre a celebração será no Instituto Pão dos Pobres, no dia 30 de abril, das 14h às 16h. 

Ética, Cidadania, Solidariedade, empreendedorismo e liderança, são alguns dos valores que fazem parte da iniciativa criada pela ONG Parceiros Voluntários há 15 anos. Em Porto Alegre, o grande momento de lançamento das atividades voluntárias que serão desenvolvidas pelos estudantes de maio à outubro, acontece no dia 30 de abril,  das 14h às 16h, no Instituto Pão dos Pobres.

A novidade desta edição é desafiar os jovens com ações do #TribosDesafia propostas pela ONG Parceiros Voluntários no Instagram @ongparceirosvoluntarios, a cada mês. Além das atividades que serão desenvolvidas durante seis meses em suas escolas, a Parceiros vai provocar os estudantes a darem mais visibilidade a seus projetos e a realizarem mais atividades nas comunidades onde essas escolas estão inseridas. “Usualmente, cada tribo escolhe uma ou mais trilhas e desenvolve ações de voluntariado com mais foco no espaço escolar. O #TribosDesafia vai ativar no Instagram o lançamento de um mesmo desafio para todas as tribos, que irão mudar todos os meses. O Instagram vai contribuir para multiplicar os exemplos e a fortalecer a rede”, diz José Alfredo Nahas.

As inscrições para as escolas públicas e privadas do Estado para participar do maior movimento de voluntariado jovem do Brasil seguem até o dia 30 de maio e devem ser feitas pelo site da ONG: http://www.parceirosvoluntarios.org.br/tribos/.

Como funciona Tribos nas Trilhas da Cidadania? Nas escolas gaúchas públicas e privadas do Rio Grande do Sul jovens de 5 a 20 anos do ensino Infantil, Fundamental e Médio se reúnem, de maio a outubro de cada ano, em “Tribos” no turno invertido da escola para desenvolverem ações de voluntariado organizado. Os estudantes escolhem uma ou mais trilha dentro dos temas propostos “Educação para a Paz”, “Meio Ambiente” e “Cultura”. Essas ações são realizadas com o acompanhamento dos educadores após um diagnóstico feito pelos alunos sobre questões que consideram prioritárias em suas escolas e comunidades. No final de cada edição, em outubro, o conjunto de escolas tribeiras de cada região do Estado se reúnem em Fóruns Tribais para trocarem experiências, apresentarem os seus projetos e celebrarem os resultados alcançados. Em 15 anos, Tribos  já mobilizou 150 mil crianças e adolescentes.

A metodologia é o coração do Programa VALORES NA EDUCAÇÃO da ONG e tem a chancela da UNESCO, além de ser certificada pela Fundação Banco do Brasil e reconhecida pelo Prêmio Itaú/Unicef. Promove a postura de participação social, cidadã e empreendedora, conforme orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Plano Nacional de Educação e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

EXEMPLOS DE AÇÕES - Na Escola Gonçalves Dias foi criada a GELADOTECA, uma biblioteca instalada dentro de uma geladeira em desuso. O estimulo ao tricô entre meninos e meninas para doação em asilos é outra atividade muito bem acolhida pelos jovens. Na Escola Mathias de Albuquerque, um dos focos é educar para o consumo consciente com a criação da horta escolar, um minhocário e composteiras. Os alimentos plantados, cuidados e colhidos pelos alunos são utilizados na merenda escolar. A garotada também criou a BIBLIOLIKE a partir de uma bicicleta danificada que após a pintura e a instalação de caixas reutilizáveis se transformou em um modelo ágil e decorativo de biblioteca. O resultado foi tão expressivo, que o modelo foi replicado para outras escolas do entorno. Projetos como esses contribuíu para zerar o índice de repetência no 5º ano Fundamental.  

Horta Escolar e Bibliolike – Será apresentado pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Mathias de Albuquerque, localizado na Av. Juca Bastista, em Porto Alegre. Os alunos têm aulas práticas de educação ambiental, que contempla a questão do consumo consciente, criação de um minhocário, composteira e horta escola. Os alimentos, plantados, cuidados e colhidos pelos alunos é utilizado na merenda escolar. Alguns lanches já são famosos, como o BOLO DE TALOS. A Bibliobike foi contruida a partir de uma bicicleta sem uso, danificada e com a participação das famílias foi revitalizada, pintada, e com caixas de madeira reutilizáveis foi adaptada para que fosse transformada em uma biblioteca. O resultado foi tão expressivo que outros bibliobikes foram construídas e doadas para as escolas do entorno. O bibliobike é um sucesso, estimulando as crianças à leitura e à participação das famílias na escola. Durante o evento serão doadas 400 pés de alface plantados pelos alunos. Essa escola através de atividades práticas e projetos zerou o índice de repetência no 5º ano Fundamental.  

Bicicleta Sustentável que gera energia para carregar celular. Um grupo de alunos do 5º do Colégio Marista, de Porto Alegre montou uma bicicleta que pode carregar gadgets como smartphones e até tablets, apenas com o movimento das pedaladas. Como forma de entender o que aprenderam na sala de aula, os estudantes foram desafiados pelos professores a criar o projeto e apresentá-lo na Mostra Tecnológica. O conceito, apesar de instigante para crianças com apenas uma década de vida, é bastante simples: basta ter uma bicicleta, um carregador, um celular, um regulador de tensão e um dínamo, um pequeno aparelho composto constituído por uma bobina e um imã, usado para transformar energia mecânica em elétrica. O dínamo fica acoplado junto ao regulador de tensão, perto do pneu da bicicleta, e é conectado ao cabo que carregar a bateria do celular. O movimento das pedaladas gera uma força que é transformada em corrente elétrica, que por sua vez serve para alimentar o aparelho eletrônico. O regulador de tensão vai evitar que haja picos de energia.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: NEIVA MELLO - Assessoria em Comunicação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br