TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Pesquisa Fecomércio-RS: 64,7% das Famílias Gaúchas permanecem endividadas
   
     
 


09/05/2019

Pesquisa Fecomércio-RS: 64,7% das Famílias Gaúchas permanecem endividadas
O endividamento das famílias gaúchas apresentou leve queda em abril na comparação com o mês imediatamente anterior

Além disso, o mês indicou um percentual menor (64,7%) em comparação com o mesmo período em 2018 (65,7%). As informações são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Fecomércio-RS, nesta quinta-feira (09/05).

O tempo de comprometimento com as dívidas na média de 12 meses também recuou, chegando em 5,3 meses. A retração é considerável quando comparada com abril de 2018, época em que o indicador era de 7,7 meses. O principal meio de endividamento é o cartão de crédito (76,2%), seguido por carnês (28,0%), crédito pessoal (15,6%) e financiamento de automóveis (14,1%).

Embora o cenário aponte para um endividamento controlado, o presidente da entidade, Luiz Carlos Bohn, ressalta que a atenção sempre precisa estar voltada para os indicadores de inadimplência. Ainda de acordo com a PEIC, o percentual de famílias com contas em atraso foi de 17,7%, mantendo-se abaixo do índice do mesmo mês no ano passado, quando era 40,7%. “Apesar do mercado de trabalho fraco, o percentual de famílias inadimplentes é menor do que no mesmo período de 2018. E isso certamente decorre de um comportamento diferenciado do consumidor”, destaca. Porém, o indicador apresentou a segunda elevação na margem. Para Bohn, o dado pode ser reflexo das despesas extras do início do ano, em função de impostos, taxas, reajustes de tarifas e despesas educacionais.30

O percentual de famílias sem perspectiva de pagamento das dívidas em atraso nos próximos 30 dias é outro índice que caiu consideravelmente na comparação interanual, passando de 10,9%, em abril de 2018 para 6,7% neste ano. Na média de 12 meses também foi observada redução para 5,7%.

Veja a análise completa dos dados aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fecomércio-RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br