TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
CDL Porto Alegre apresenta o perfil do “novo pai”
   
     
 


26/07/2019

CDL Porto Alegre apresenta o perfil do “novo pai”
Estudo encomendado à Vitamina Pesquisa revelou as tendências de comportamento e o impacto econômico da parentalidade no varejo

O Dia dos Pais se aproxima e, com ele, a preparação do varejo para uma das datas comemorativas mais importantes do calendário. Além da decoração dos pontos de venda, é hora de planejar os diferenciais a serem oferecidos para quem pretende adquirir presentes – afinal, o Dia dos Pais tem peculiaridades em relação a outras datas, como o fato de muitas mães, que são chefes de família, serem homenageadas.

Para auxiliar os lojistas no planejamento para a ocasião, a CDL Porto Alegre apresentou, nesta terça-feira, durante evento realizado na Barbearia La Mafia, “O perfil do novo pai e os impactos econômicos para o varejo”. Produzido pela Vitamina Pesquisa, o estudo ouviu 404 pessoas para traçar as principais características dos pais da Capital gaúcha. “Este tipo de conteúdo entrega informações fundamentais para o lojista sobre as mudanças que estão ocorrendo nas relações sociais e que impactam profundamente o varejo”, explica o presidente da CDL Porto Alegre, Alcides Debus. Participaram do evento o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank; a fundadora da Vitamina Pesquisa, Luciana Morais; a especialista em varejo de produto e serviços, Marlene Cândido; e três pais que fizeram parte do estudo: Rafael Wainberg, Vinicius Zampieron e Beto Bigatti.

Além da abordagem quantitativa, que elencou as características de quem vai presentear e de quem será presenteado, bem como o ticket médio (R$ 156,67) e os principais itens a serem adquiridos (roupas, perfumaria, calçados, bebidas e livros), a Vitamina Pesquisa realizou entrevistas em profundidade com pais nascidos até os anos 1960 (Baby Boomers), entre os anos 1960 e 1970 (Geração X) e a partir da década de 1980 (Millennials). No que se refere à “nova paternidade”, o estudo mostrou que ser pai está “na moda” – e que é cada vez mais comum, especialmente entre os Millennials, encontrar homens que ficam em casa, cuidando dos filhos, enquanto as mulheres trabalham fora e garantem o sustento financeiro da família. De acordo com o estudo, os pais da geração Millennials não querem ser como os pais que eles tiveram – é por isso que valorizam tanto estar presente e fazer parte de cada momento da vida dos filhos.

Prova dessa tendência são os gráficos que indicam o crescimento da participação dos homens em atividades até pouco tempo consideradas “femininas”, como a troca de fraldas ou a ida a consultas médicas com as crianças, demonstrando uma clara mudança de comportamento em relação aos pais das gerações anteriores.

Impacto econômico no varejo

A mudança de perfil dos pais impacta o modo como o varejo se prepara para a data comemorativa, já que as novas características exigem novos tipos de presentes e/ou experiências de consumo. Esse contexto está alinhado à estimativa do economista-chefe da CDL Porto Alegre, Oscar Frank, para a movimentação financeira relativa ao Dia dos Pais de 2019. No estudo técnico apresentado nesta terça-feira, Frank estimou uma variação real entre +0,1% e +0,9% no volume de vendas para a data – já considerando o faturamento corrigido pelo índice oficial de preços (IPCA).

Fonte: CDL Porto Alegre
Autor: Imprensa
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br