TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
OAB condecora 20 advogados gaúchos
   
     
 


02/08/2019

OAB condecora 20 advogados gaúchos
Em sessão magna do Dia do Advogado

Em alusão ao Dia do Advogado (11 de agosto), O Conselho Seccional do RS da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) irá realizar Sessão Magna e condecorar com a Comenda Oswaldo Vergara 20 profissionais da área, em reconhecimento aos serviços prestados à entidade e à categoria.  A cerimônia que homenageia advogados e advogadas com trajetória reconhecida e mais de 30 anos de exercício ocorrerá no dia 9 de agosto, a partir das 18h, no Teatro do Bourbon Country (Túlio de Rose, 80).

A Comenda Oswaldo Vergara é a mais importante distinção concedida pela Ordem gaúcha aos advogados e advogadas que, por seu trabalho, dignificam a classe. Oswaldo Vergara foi presidente da OAB/RS por duas gestões, de 1939 a 1945 e de 1956 a 1965 e em 11 de agosto 1967 recebeu a comenda de Advogado Emérito pela OAB-RS, sendo o primeiro membro a ser distinguido em esta homenagem. Após a sua morte, em 1973, a Ordem gaúcha criou a comenda que leva seu nome.

OSWALDO VERGARA 

Nascido em Jaguarão, em 11 de fevereiro de 1883, mudou-se para Pelotas em 1890 e dois anos mais tarde, para a capital gaúcha. Desde cedo, trabalhou como escriturário e guarda-livros. Formou-se na Faculdade de Direito de Porto Alegre, em 1907 e além de advogado, foi professor, jornalista e delegado de polícia. Presidiu o Conselho Penitenciário do RS e, de 1928 a 1930, o Conselho Municipal de Porto Alegre. Entre 1946 e 1947, foi presidente do Conselho Administrativo do Estado do RS e, posteriormente, deputado federal pelo Partido Social Democrático (PSD), de 1947 1950. Um dos fundadores e diretores do Instituto dos Advogados do RS (IARGS), esteve à frente da instituição em 1951. Entre outros cargos, foi fundador e presidente do Hospital Sanatório Parque Belém, além de ter atuado como professor de Direito em Porto Alegre e participado na Fundação da Varig. Casou-se com Isabel Dias de Castro, com quem teve sete filhos, dentre os quais o escritor Telmo Vergara. Faleceu aos 90 anos, vítima de infarto. É de sua autoria a frase “sem advogado não há justiça”, que proferiu em 1967 e está impressa na Comenda Oswaldo Vergara.  

HOMENAGEADOS

Alexandre Gehien, Alice Ferreira Machado, Bruno Nubens Barbosa Miragem, Carmen Lúcia Reis Pinto, Sinara Frosi Tedesco, Daniel Francisco Mitidiero, João Olavo Daltroso, José Carlos Teixeira Giorgis, Juarez Freitas, Júlio Flávio Dornelles de Mattos, Luís Antônio Jesus de Carvalho, Luís Eduardo Pellizzer, Luís Henrique Cabanellos Schuh, Marcelo Machado Bertoluci, Maria de Fátima Záchia Paludo, Odila Gema Perin Fonseca, Pedro Jerri Greca Mesquita, Roberto Duro Gick, Sylvio Roberto Correa de Borba e Telmo Lemos Filho. 

Natural de Porto Alegre e graduada pela PUC-RS em 1984, Carmen Lúcia Reis Pinto tem 35 de atuação, tanto em seu escritório, localizado na avenida Borges de Medeiros, no centro de Porto Alegre, como em inúmeras entidades sindicais por onde passou. Nomeada Mediadora Trabalhista em 1996, pelo Ministério do Trabalho; tem especialização em Direito Coletivo do Trabalho pela Universid de Castilla – La Mancha, em Toledo (Espanha/2001); Direito Coletivo e Sindical e Normas Internacionais do Trabalho, pelo Centro de Formação da Organização Internacional do Trabalho/OIT em Turim (Itália/2011).

Atua no Direito sindical e coletivo do trabalho em defesa dos trabalhadores sendo que seu escritório também atua na área previdenciária e civel. Dentre os Sindicatos que assessorou estão Força Sindical do RS, vários Sindicatos dos Empregados  no Comércio, diversos Sindicatos dos Trabalhadores Metalúrgicos, Federação Nacional dos Nutricionistas, Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do RS, Federação dos Empregados no Comercio RS dos Sindicatos da Força Sindical e Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS – FETRAMEIAG, além dos Sindicatos dos Nutricionistas, Assistentes Sociais, Psicólogos, Secretárias e Eletricistas do RS e ainda dos Municipários de Porto Alegre, entre muitos órgãos. 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Vera Pinto
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br