TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Distúrbios no assoalho pélvico serão debatidos no II Simpósio Multidisciplinar
   
     
 


08/08/2019

Distúrbios no assoalho pélvico serão debatidos no II Simpósio Multidisciplinar
Evento será realizado no Hospital Moinhos de Vento, neste sábado (10)

A musculatura do assoalho pélvico sustenta os órgãos pélvicos e abdominais e suporta o peso do corpo. Além disso, é responsável pelo fechamento da bexiga e do intestino. As disfunções que podem ocorrer nessa área serão debatidas no II Simpósio Multidisciplinar sobre Assoalho Pélvico, com a participação interação de especialistas como uroginecologistas, coloproctologistas, urologistas, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, neurologistas e radiologistas. Realizada pelo Hospital Moinhos de Vento, a programação ocorrerá a partir das 8h deste sábado (10h), no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm.  

Segundo Rosângela de Oliveira Mello, do Serviço de Coloproctologia e do Laboratório de Fisiologia Anorretal do Hospital Moinhos de Vento, o assoalho pélvico pode ser acometido por distúrbios mecânicos que causam o deslocamento de órgãos. “Alguns casos são prolapsos do reto, bexiga e útero, ou distúrbios funcionais como a constipação. Também existem disfunções geradas pela incapacidade muscular ou até dos nervos em conter as fezes e urina, que são as incontinências”, explica. 

A médica destaca a importância de se ter hábitos saudáveis – como ter uma dieta adequada para manutenção da função intestinal, evitando esforços excessivos no momento da evacuação, e praticar regularmente atividade física. O acompanhamento médico com os especialistas das áreas de Coloproctologia, Ginecologia e Urologia também é fundamental, especialmente na idade madura. “As gestantes devem buscar o acompanhamento correto para suas gestações e partos. Além disso, existem centros de referência em assoalho pélvico ou médicos referenciados pelo clínico responsável por sua saúde geral”, complementa. 

O Hospital Moinhos de Vento conta com o Laboratório de Fisiologia Anorretal para realizar investigações de doenças na região pelve-perineal. São realizados exames específicos para o diagnóstico e oferecidos os tratamentos adequados a cada caso. O serviço atende pessoas a partir de 16 anos que tenham sintomas de constipação, dificuldade evacuatória e incontinência, além de pacientes pós-parto vaginal. 

A inscrição e a leitura da programação completa podem ser realizadas no site www.iepmoinhos.com.br/eventos. Mais informações pelo telefone (51) 3537-8735 ou pelo e-mail eventoscientificos@hmv.org.br.  

Fonte: Moinhos Critério
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br