TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
RGE faz operação contra furto de energia em Caxias do Sul e cinco empresários são presos
   
     
 


12/08/2019

RGE faz operação contra furto de energia em Caxias do Sul e cinco empresários são presos
Operação com a Polícia Civil foi realizada na última quinta-feira

Caxias do Sul, 12 de agosto de 2019 – Os agentes de Fiscalização e Recuperação de Energia da RGE realizaram nesta quinta-feira, 8, uma operação de combate ao furto de energia em Caxias do Sul. Com apoio da Delegacia de Polícia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio de Serviços Delegados (DRCP) e da Agência de Segurança Corporativa, foi identificado que um supermercado e 80 residências praticavam furto de energia, o popular gato, no bairro Monte Carmelo. O responsável pelo supermercado foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia. A ação também resultou na prisão de proprietários de estabelecimentos comerciais das ruas Sinimbu e Vasco Bragagnolo e da Avenida Itália.

Rastrear e fazer o desligamento dessas ligações clandestinas é uma questão de segurança para a população. Também ajuda a evitar curtos-circuitos que afetam a rede e que, em muitos casos, provocam o desligamento e a queima de equipamentos e eletrodomésticos de ruas inteiras, além do risco de incêndio de imóveis destas localidades.

Consumidores que adotam esta prática, popularmente conhecida como "gato", também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais. 

As ligações irregulares também são responsáveis pela sobrecarga da rede de energia elétrica que deixa o sistema de distribuição mais suscetível à interrupção. A regularização destes clientes não apenas traz cidadania para essa parcela da população, como também beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade. Além disso, a fiscalização e o combate ao furto de energia é uma questão de justiça com os demais clientes que possuem ligação regular e pagam as faturas.

As inspeções são realizadas para evitar problemas na rede de distribuição de energia elétrica e garantir a segurança da população. O foco dessas ações, contínuas em todas as distribuidoras do Grupo CPFL Energia, é evitar acidentes com as ligações precárias e que não observam os padrões e normas técnicas.

O crime do furto de energia

As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Além disso, para os fraudadores também são cobrados os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa.

Uma vez identificada qualquer tipo de alteração na medição da energia consumida, são realizados os cálculos da quantidade de energia furtada e fixada a cobrança do valor que não passou pela medição. O Grupo CPFL utiliza modernas tecnologias que, através de algoritmos, identificam possíveis sinais de desvio de energia, além da instalação de medidores que mostram, de forma imediata, uma manipulação indevida no equipamento ou o não registro de algum valor consumido. Desta forma, as inspeções são realizadas buscando ter o maior nível de assertividade.

Para identificar os fraudadores, além das inspeções de campo, os profissionais trabalham com o cruzamento de dados de consumo e inteligência artificial, que permitem identificar com mais precisão possíveis fraudes. Geralmente os casos que apresentam irregularidades constatadas nas inspeções já apresentavam indícios no levantamento prévio feito pelos sistemas do Grupo CPFL, controlador da RGE.

Guardião da Vida

Para evitar que acidentes envolvendo a rede elétrica ocorram, o Grupo CPFL desenvolve campanhas permanentes de alerta e orientações. Desde o começo de 2019 está em andamento a campanha “Guardião da Vida”, voltada aos 2,9 milhões de clientes nos 381 municípios da área de concessão da RGE, incluindo os trabalhadores da construção civil. 

O objetivo é conscientizar a população para os perigos que o mau uso da energia elétrica pode representar e a importância de se tomar todos os cuidados, reforçando os cuidados com a saúde e a segurança no trabalho. Quem quiser saber mais pode acessar www.guardiaodavida.com.br, onde é possível ver dicas e orientações para o dia a dia do ambiente profissional e doméstico. A campanha também está sendo veiculada em emissoras de rádio e TV e nas mídias sociais. 

Denúncias de furtos de energia podem ser feitas no seguinte endereço:

https://servicosonline.cpfl.com.br/agencia-webapp/#/denuncia-furto

Fonte: Assessoria de Imprensa da RGE
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Agentes da RGE desfazem ligação irregular de energia em Caxias do Sul


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br