TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Projeto Teleoftalmo já atendeu mais de 18 mil pacientes no Rio Grande do Sul
   
     
 


16/08/2019

Projeto Teleoftalmo já atendeu mais de 18 mil pacientes no Rio Grande do Sul
Os atuais indicadores da iniciativa pioneira na área de oftalmologia foram apresentados no Hospital Moinhos de Vento, durante o 18º Seminário PROADI-SUS

Desde 2017 - quando foi lançado o projeto “Teleoftalmo - Teleoftalmologia como Estratégia de Atenção Integral à Saúde Ocular” – até o momento, mais de 18.000 pacientes já foram avaliados via telemedicina.

O resultado positivo alcançado com a implantação da iniciativa pioneira, em oftalmologia, no país foi apresentado nesta quarta-feira (14), pelo médico e coordenador dos projetos de Telemedicina do Hospital Moinhos de Vento Felipe Cezar Cabral, durante o 18º Seminário PROADI-SUS.

Com o objetivo de utilizar a telemedicina como forma de aproximar o médico oftalmologista ao paciente da atenção básica de saúde do Rio Grande do Sul, por conta da baixa oferta de especialistas no interior, o Teleoftalmo funciona em todas as macrorregiões do Estado, em dois consultórios remotos no Hospital Restinga e Extremo-Sul, em Porto Alegre, e mais seis distribuídos nas cidades de Santa Rosa, Farroupilha, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo e Santiago – regiões consideradas geograficamente estratégicas.

“A oftalmologia é uma grande demanda do sistema de saúde. Em 2016, a fila tinha 15 mil pessoas – que esperavam em média 19 meses de espera por uma consulta”, destacou Felipe Cabral, observando que o grande diferencial do projeto é facilitar o acesso da população ao diagnóstico oftalmológico. 

Cabral explicou ainda que além da ampliação do acesso ao diagnóstico oftalmológico, o projeto também obteve uma taxa de 70% na resolutividade dos casos. “Isto é, 70% dos pacientes teve seu diagnóstico estabelecido com a telemedicina, sem necessidade de retorno para a fila de atendimento presencial. Os outros 30% retornaram para fila, mas classificados por prioridade. É um projeto que de fato ajuda as pessoas, colocando o paciente certo, na hora certa, no tratamento certo”.

O projeto “Teleoftalmo - Teleoftalmologia como Estratégia de Atenção Integral à Saúde Ocular” é uma parceria do Hospital Moinhos de Vento e Telessaúde RS-UFRGS, com o Ministério da Saúde, dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) em conjunto com governo estadual e prefeituras. Na primeira etapa da iniciativa, já encerrada, mais de 10 mil óculos foram fornecidos gratuitamente para a população.

Fonte: Moinhos Critério
Autor: Julia Machado
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br