TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
WorldSkills 2019: Alunas do Senac-RS embarcam para a Rússia
   
     
 


19/08/2019

WorldSkills 2019: Alunas do Senac-RS embarcam para a Rússia
A cabeleireira Bruna Rúpolo e a cozinheira Sofia Lerner participam da WorldSkills Russia em agosto, maior competição de educação profissional do mundo

As alunas gaúchas que representarão o Brasil na WorldSkills Competition estão mais próximas desta que é a maior competição de educação profissional do mundo. A cabeleireira Bruna Rúpolo e a cozinheira Sofia Lerner, ambas alunas do Senac-RS, embarcaram no último domingo (18) para Kazan, na Rússia, onde ocorrerá a competição entre os dias 22 e 27 de agosto. Ambas já venceram as etapas escolares, regionais e a nacional para, então, poderem participar da disputa internacional que reunirá 1,4 mil estudantes em 56 ocupações, oriundos de 67 países. 

 

São mais de dois anos preparando-se para a WorldSkills, com um treino de aproximadamente 8 horas por dia. Durante a preparação, Bruna realiza cortes de cabelo feminino e masculino, coloração e penteados aplicando o que é tendência na área da Beleza, a fim de se preparar para as provas. Ela enfrentará cabeleireiros de mais de 30 países. A cozinheira Sofia treina técnicas para o preparo de pratos internacionais, com diferentes tipos de ingredientes, já que terá que apresentar diferentes tipos de entrada, prato principal e sobremesa durante as provas em Kazan.

 

São mais de 40 cozinheiros internacionais na disputa. 

 

Sobre a WorldSkills

É a maior competição de educação profissional do mundo que acontece, a cada dois anos, em um país diferente. Entre os critérios para participação está a idade limite de 22 anos durante a competição.  Os melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviços. Os competidores precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade.

 

Ao total, o Senac nacional terá sete competidores na WorldSkills Kazan, nas seguintes ocupações: Cuidados de Saúde e Apoio Social (com a competidora Miriam da Silva e apoio da expert Elisângela de Almeida, do Senac MG); Recepção de Hotel (Paula Senna e a expert Angélica Furtado, do Senac RJ); Serviço de Restaurante (Gustavo Almeida, do Senac RN, e o expert André de Souza, do DR ES); Cozinha (Sofia Lerner e a expert Ana Loureiro, do Senac-RS); Cabeleireiro (Bruna da Silva Rúpolo e o expert Bayard Neto, do Senac-RS); Estética e Bem-estar (Isadora Berti e a expert Cristine Bittencourt, do Senac-SC); e Florista (Jessica de Campos, do Senac-SC, e o expert Tanus Saab). Já o Senai irá participar das competições com 56 alunos.

 

A delegação brasileira, que é representada por jovens de 12 estados, é uma das favoritas na disputa. O Brasil foi o grande campeão em 2015, quando a competição aconteceu em São Paulo. Em 2017, o país manteve-se no pódio, em segundo lugar, na competição realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Mais informações pelo site www.senacrs.com.br/competicoes ou worldskills2019.com

Sobre a Fecomércio-RS

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,6 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo http://www.fecomercio-rs.org.br/.

Sobre o Senac-RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é "educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo". Há 72 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS já capacitou mais de 7 milhões de pessoas e possui 41 escolas de educação profissional, duas faculdades e 23 unidades de atendimento, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul. Além disso, é a única instituição de educação do Brasil a ganhar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Em 2017, também conquistou o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade e, em 2018, celebrou o reconhecimento Melhores em Gestão, concedido pelo PNQ.

Fonte: Assessoria de Imprensa do SENAC/RS
Autor: Uffizi - Maria Fernanda
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Carolina Grossini


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br