TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Livro A Medicina no Vale do Taquari- Ensaio Histórico Autobiográfico é lançado por Werner Schinke
   
     
 


11/10/2019

Livro A Medicina no Vale do Taquari- Ensaio Histórico Autobiográfico é lançado por Werner Schinke
Obra do médico de 92 anos, reconhecido e estimado por gerações de pacientes em Estrela e no Vale do Taquari, contribui para pesquisas e faz pensar sobre a atual relação médico-paciente e Telemedicina

Lançamento acontece na próxima segunda-feira (14), no Centro Clínico de Estrela

Na próxima segunda-feira (14 de outubro), a cidade de Estrela irá festejar o lançamento do livro "A Medicina no Vale do Taquari- Ensaio Histórico Autobiográfico", assinado pelo médico Werner Schinke, de 92 anos. A obra de 160 páginas e 150 fotos e documentos, será apresentada aos convidados no auditório do Centro Clínico de Estrela (Rua Geraldo Pereira 315, ao lado do Hospital de Estrela).  A cerimônia de abertura contará com a presença do Quinteto de Cordas de Porto Alegre, que tem entre os seus integrantes o filho Walter Schinke e a nora Maria de Lourdes Schinke.

“Em 52 anos de exercício da profissão no Vale do Taquari, sempre procurei acompanhar os avanços tecnológicos da medicina. Nesta obra, relato sobre o dia a dia na prática médico-cirúrgica dentro do seu contexto histórico, político, social e humano”, diz Werner Schinke.  O médico encerra o livro comentando a telemedicina e as teleconsultas. “Constamos com preocupação a evolução da tradicional relação médico-paciente da Medicina Hipocrática – com ou sem fragilidades humanas – agora disputando o terreno com as novíssimas técnicas de consultas impessoais da Telemedicina, acrescidas das possíveis falhas técnicas, que se resumem no termo “vulnerabilidade cibernética”.

“Esse exemplo permitiu que hoje nós tivéssemos aqui na UNIVATES (Universidade do Vale do Taquari) um curso de Medicina”, disse o professor e doutor Luiz Fernando Kehl. Na contracapa do livro, o coordenador do Curso de Medicina da Instituição escreve: “A leitura da obra do Dr. Werner Schinke remete a um descritivo de uma das fases épicas da Medicina no Rio Grande do Sul. A influência do seu pai, médico formado na Alemanha em 1920 e a graduação na UFRGS em 1954, foram o esteio de uma atuação pioneira. Na época de estudante, sua formação contava com os avanços decorrentes da 2ª Guerra Mundial e o conhecimento que seu pai adquira ao atuar na Companha de Socorristas durante a 1ª Guerra Mundial. Assim, toda sua atuação profissional aliou o conhecimento técnico – avançado para a época – com uma forte característica humanitária”, comenta. “Recomendo este livro como leitura obrigatória para os estudantes dos cursos médicos e que queiram conhecer o caráter afetuoso e dedicado de um profissional que exerceu brilhantemente a arte da Medicina”, complementa.  

Já para a historiadora e professora da UNIVATES, Silvana Rossetti Faleiro, autora do prefácio, “o livro reúne informações preciosas e indiciárias (textos, retratos e coleção de instrumentos) com esmero e critério, com rigor e sensibilidade. Cada detalhe puxa um fio de lembrança que alimenta o texto de modo a deixá-lo competente e instigante”. E encerra dizendo “que a publicação contribui para desvelar aspectos sobre a história regional por abordar ampla série de questões que poderão servir de lastro a pesquisas em diferentes áreas do conhecimento”. 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: NEIVA MELLO Assessoria em Comunicação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Neiva Mello


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     



     
   
     
   
     
 










































 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       
Rua Dr. Flores n. 263, conjunto 1101
CEP: 90020-122 - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3321.3535 / 9997.3535
appel@consumidorrs.com.br