TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Coronavírus
   
     
 


20/03/2020

Coronavírus
Fecomércio-RS encaminha ao Governo do Estado sugestões de medidas urgentes para reduzir impacto econômico do Coronavírus

Ofício foi entregue ao governador Eduardo Leite nesta quinta-feira, 19/03, e visa atenuar crise no setor terciário com a queda na circulação de pessoas e no consumo de bens e serviços 

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) encaminhou nesta quinta-feira,19 de março, ofício ao governador Eduardo Leite em que sugere medidas urgentes para atenuar os impactos econômicos da Covid-19 (coronavírus). O setor terciário já sente os efeitos da redução na circulação de pessoas, medida necessária para conter o contágio e evitar o colapso nos sistemas de saúde, mas que ameaça a renda e os empregos de trabalhadores do comércio, serviço e turismo. 

“A situação afeta especialmente as micro e pequenas empresas, as quais possuem, em geral, um fluxo de caixa mais frágil. Sendo assim, é fundamental a adoção de medidas que lhes provejam maior liquidez, permitindo sua sobrevivência, enquanto durar este cenário” alerta o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

As medidas sugeridas pela Fecomércio-RS são a postergação do prazo de recolhimento do ICMS para empresas da categoria geral e Simples nacional e a ampliação do parcelamento para recolhimento da complementação do ICMS-ST relativo à 2019, entre outras. Por fim, a Fecomércio-RS sugere o alinhamento com municípios, visando a concessão de medidas relacionadas ao ISS, tais como redução de alíquotas, postergação de prazos de pagamento ou parcelamentos.

De acordo com uma análise preliminar realizada pela Federação, o comércio de rua, bares, restaurantes e os serviços de transporte devem sentir os efeitos das medidas para reduzir a circulação de pessoas a partir desta semana, seguindo movimento já observado entre empresas do setor de turismo e shoppings, que foram os primeiros afetados pela crise, levando em consideração que os primeiros registros da doença no Brasil se deram entre viajantes internacionais. A entidade se colocou à disposição do governador para adotar as ações necessárias a fim de reduzir o impacto das medidas de contenção do Covid-19 na economia gaúcha. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fecomércio RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br