TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Jornalistas na linha de frente da pandemia mundial
   
     
 


20/03/2020

Jornalistas na linha de frente da pandemia mundial
Palavra do presidente da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (FENAERT), Guliver Leão

O Coronavírus deflagrou mudanças profundas no dia a dia que conhecemos. Escolas fechadas, circulação bastante reduzida e muitos cuidados para evitar que a Covid-19 se propague e repita o cenário que vimos em outros países. Neste contexto, o excelente trabalho que os profissionais de imprensa brasileiros têm desempenhado é destaque em cobertura e informações relevantes à população.

Sem jornalista não há notícia, é verdade, e em momentos como esse, de uma pandemia mundial, vemos como o exercício da profissão é valioso. É por isso que lutamos no cotidiano por liberdade de expressão e de noticiar, para exaltar a essência de levar, em tempo real, informações para pessoas em todas as situações e em todos os locais. A TV e o rádio estão na casa de cada um de nós neste momento, são veículos fundamentais em pontos marcantes da nossa história – que agora vemos acontecendo ao vivo.

As medidas de proteção dos profissionais são importantes, tanto para preservar a saúde como para que os dados mais fundamentais do Coronavírus sejam de amplo conhecimento da população, afinal, todos têm direito à informação. No Estado de São Paulo, os boletins diários dos órgãos públicos também mudaram: são entregues aos jornalistas de forma digital, uma forma de evitar o contato e preservar ambos os lados. Além disso, os jornalistas podem se comunicar, enviando perguntas, através de mensagens e as coletivas são feitas em ambiente virtual. Diversos canais de televisão e emissoras de rádio reduziram a programação de entretenimento para oferecer mais espaço à grade noticiosa, uma maneira corajosa de ampliar o acesso à informação.

Ainda estamos nos adaptando ao que a pandemia nos impõe, mas o papel da imprensa já é motivo de destaque. A cobertura completa, bem como a busca por notícias claras, objetivas e, principalmente, verdadeiras, é um serviço de utilidade pública, fundamental. Que todos possam identificar como o jornalismo é parte do cotidiano, mas também é o que nos possibilita ter as informações mais relevantes a todo momento. Os desafios dos profissionais de imprensa são enormes com tarefas diárias dos incansáveis jornalistas, técnicos e produtores. Todos estão movendo esforços memoráveis. A história os lembrará.

Guliver Leão

Presidente da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão

Fonte: Camejo Estratégias em Comunicação
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br