TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Agências associadas da Abraseeio flexibilizam regras de intercâmbio durante a pandemia
   
     
 


20/04/2020

Agências associadas da Abraseeio flexibilizam regras de intercâmbio durante a pandemia
Agências estão flexibilizando regras neste momento

Por conta da pandemia do Corona Vírus o mercado de intercâmbio desaqueceu, mas quem comprou cursos e hospedagem no Exterior está com seus direitos garantidos de acordo com as  últimas ações tomadas pelas redes de agências de intercâmbio que fazem parte da Associação Brasileira das Empresas Especialistas em Intercâmbio, Abraseeio. O primeiro passo foi o acordo coletivo de sete empresas com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Ministério Público Federal que possibilita a remarcação pelo período de 24 meses a partir da data original do embarque. “Na prática é um adiamento, pois intercâmbio é parte da formação profissional. É um investimento na carreira e integra o projeto de vida das pessoas que dificilmente vão desistir desse sonho”, diz presidente da Abraseeio, Guilherme Reischl.

As agências passaram também a garantir para quem adquiriu pacotes neste período afetado pela pandemia inclusive o câmbio do período contratado, sem repassar as alterações ocorridas. “Todas estas garantias são exclusivas para alunos que fecharam com as agências. Aqueles que fecharam seus pacotes direto com as escolas não estão sujeitos a estas regras protetivas”, salienta Reischl. As empresas que firmaram o acordo coletivo foram: AC - Australian Centre, CI - Central do Intercâmbio, Egali Intercâmbio, Hello Study, Information Planet, STB - Student Travel Bureau e World Study. Segundo o presidente da Abraseeio, Guilherme Reischl, este é um esforço conjunto que as empresas do setor estão fazendo para tranquilizar todas as famílias neste período. 

A orientação da Abraseeio é de que cada aluno que foi impactado pela pandemia procure a agência com a qual fechou contrato para fazer a remarcação e as renegociações.  Atualmente, os associados da entidade representam 80% dos contratos dos intercambistas brasileiros. “Estamos atuando com total transparência. Entendemos que este é um momento exceção e que vai passar. Nem as companhias e nem os intercambistas desejaram isso. Por isso, devemos chegar a um equilíbrio”, reforça Reischl.

Outra boa notícia é que parte das redes de agências também está renegociando o saldo devedor. Ou seja, as parcelas devidas poderão ser pagas mais adiante. O empenho da Abraseeio também está voltado para dar segurança aos intercambistas que optaram em permanecer em quarentena nos países onde foram estudar. “Estamos buscando que os alunos tenham reposição das aulas nas escolas e acesso ao seguro saúde, mesmo com a pandemia, pois este tipo de problema não está previsto nos contratos”, explica o presidente da Abraseeio.

Outra iniciativa da entidade é a atuação junto aos governos destes países para estender os prazos dos vistos. “A Irlanda e a Nova Zelândia entenderam a situação e estenderam os períodos”, diz Reischl. Segundo os dados da Abraseeio, cerca de 15 mil estudantes brasileiros que estavam no Exterior foram repatriados ao longo do mês de março.

O que é a Abraseeio

Associação Brasileira das Empresas Especialistas em Intercâmbio, Abraseeio, reúne nove redes de agências brasileiras. Desde 2009 a entidade possui a missão de promover intercâmbios como um destino para estudos, unindo escolas, agências e órgãos governamentais. Juntas, estas agências possuem mais de 300 unidades nos 27 estados do Brasil, gerando milhares de empregos e representando mais de 80% dos alunos que viajam para a Oceania. 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Liège Alves
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br